Vida profissional X Maternidade – Dicas para encontrar um equilíbrio

São muitos os desafios para se tornar um bom profissional, especialmente devido às crescentes exigências do mercado de trabalho. Isso se torna ainda mais desafiador para as mulheres que precisam conciliar o trabalho com a maternidade. 

Existem muitos relatos de mães que se sentem sobrecarregadas por não saberem como lidar com essa rotina que, na maioria das vezes se torna estressante. No entanto, existem alguns pontos que são essenciais na busca por um equilíbrio entre esses dois pontos. 

Essas dificuldades, ocorrem, porque em alguns casos não há uma definição daquilo que é realmente uma prioridade. Separar as atividades que precisam ser feitas por ordem de importância é o ponto principal. 

maternidade

É isso que iremos abordar ao longo deste artigo, fique atenta a todas essas dicas! 

Defina aquilo que é prioridade? 

Primeiramente, é preciso avaliar aquilo que é mais importante para você em um contexto geral. Se você enxerga os seus filhos como sendo o centro principal, naturalmente, deverá separar mais tempo para se dedicar a eles, tendo consciência, claro, de como isso poderá interferir em outras áreas, como a profissional, por exemplo, que é o nosso foco principal. 

Você não precisa parar de trabalhar para se dedicar integralmente aos seus filhos, isso, se for o seu desejo. Existem muitas mulheres que gostam do papel de mãe, esposa e senhora do lar, e não há problema nenhum nisso.

No entanto, se a sua preocupação é como conciliar esses papéis com a sua vida profissional, será necessário realizar um bom planejamento

Iremos elencar algumas formas de como encontrar um equilíbrio para conciliar todas as atividades envolvidas em um contexto profissional, com os diversos outros papéis a serem cumpridos, como citados anteriormente. 

Como organizar minha rotina com a maternidade? 

Para saber o que é prioridade, é preciso fazer algumas anotações. Isso irá lhe ajudar não apenas a lembrar dos seus compromissos, mas, também, a separá-los por ordem de prioridade. Então vamos lá, como fazer isso? 

Utilize a ferramenta que mais funciona para você, se a maneira que você encontra de lembrar dos seus compromissos é por meio de uma agenda tradicional, utilize-a. Caso funcione melhor com um celular, não tem problema, o foco aqui é que você esteja antenada aos seus compromissos. 

Escreva coisas como horários que deve cumprir, seja o de levar ou buscar os filhos na escola, os projetos importantes do seu trabalho, algum evento escolar que você precisa comparecer, etc. Lembre-se de selecionar cada item por ordem do que é mais importante, e não vale se sabotar, em? Seja sincero consigo mesma. 

Tenha foco nas coisas mais importantes 

Separamos 4 pontos importantes que podem ser úteis com isso: 

  • Não tente estar em todos os lugares ao mesmo tempo, e nem fazer tudo de uma vez só. Respeite o seu ritmo sem se culpar. 
  • Se você se comprometeu com algo, dedique tempo para isso, com calma e concentração (esteja conectada ao momento presente)
  • Evite que outros pontos atrapalhem o seu momento, por exemplo: se você esta organizando um projeto, esteja 100% focada. Se estiver com seus filhos, saia do celular e dê atenção a eles. 
  • Simplifique a sua vida de uma forma mais funcional (otimize o seu tempo para facilitar a sua rotina,  por exemplo: morar próxima do seu local de trabalho.Coisas que lhe pouparão tempo e dinheiro. 

Os cuidados com a saúde não podem ficar de fora em   

Não adianta seguir uma lista com várias dicas, ou acompanhar diversos vídeos na busca por um equilíbrio se a sua saúde anda um fiasco. Tente conciliar em sua rotina, ainda que seja por um curto período de tempo, alguma  atividade física. Isso irá lhe ajudar a pensar com mais clareza e a manter o seu bem estar físico em dias.

Passamos dias, meses e até anos pensando em como organizar os nossos compromissos e acabamos esquecendo do essencial, que somos nós mesmos, e isso envolve diretamente a nossa saúde. Por isso, esteja atenta a si mesma. Cuide-se! Isso é um dos pontos mais importantes.