Veja o ranking dos nomes mais registrados em 2020

A escolha do nome de um bebê é um dos momentos mais delicados e importantes para os pais, e isto ocorre em todos os cantos do mundo. Alguns levam mais tempo do que outros, mas para todos, a importância deste momento é a mesma.

Conforme os anos vão passando, alguns nomes se tornam mais comuns do que outros. Por este motivo, no Brasil é comum que, anualmente, o portal de Transparência do Registro Civil divulgue um ranking dos nomes mais registrados em todo o país.

Veja o ranking dos nomes mais registrados em 2020
Fonte: reprodução/internet

A importância da escolha do nome do bebê

O nome de um filho é uma das principais, mais difíceis e importantes que os pais devem decidir. Além de ser uma escolha permanente, um nome será parte da personalidade da criança e poderá afetar positivamente ou negativamente a vida deste ser. Por este motivo, é importante que os pais façam uma série de considerações antes de nomear um bebê.

Veja o ranking dos nomes mais registrados em 2020
Fonte: (Reprodução/Internet)

Com a internet e o poder das mídias sociais, atualmente é possível encontrar inúmeras plataformas que auxiliam e dão dicas para as mães que possuem dúvidas sobre a escolha do nome do filho que está a caminho. Além de oferecer também conselhos sobre pontos negativos na decisão de alguns nomes.

Além disso, muitas pessoas apostam em outras formas espirituais, religiosas ou holísticas na hora de decidir o nome do filho. O peso do significado do nome escolhido pode dizer muito sobre a personalidade e crenças dos próprios pais. Pontos como a sonoridade e grafia também são pontos analisados pelos pais.

Ranking dos nomes mais registrados no país em 2020

Todos os anos o portal de Transparência do Registro Civil, da Arpen Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais) divulga uma lista contendo dados sobre os nomes mais registrados no país. O ranking é formado através de dados dos mais de 7 mil cartórios espalhados no território nacional.

No ranking divulgado sobre o ano de 2020, foi possível observar que nomes populares como Enzo e Valentina já não estão no topo dos mais escolhidos pelos pais brasileiros. Mas, nomes como Miguel e Helena se destacaram em todas as regiões do país. Miguel, por exemplo, é o mais registrado da última década.

Veja o ranking dos nomes mais registrados em 2020
Fonte: reprodução/internet

15 primeiros nome do ranking de 50 nomes mais registrados em 2021

  1. Miguel: cerca de 27 mil registros;
  2. Arthur: cerca de 26 mil registros;
  3. Heitor: cerca de 23 mil registros;
  4. Helena: cerca de 22 mil registros;
  5. Alice: cerca de 20 mil registros;
  6. Theo: cerca de 18 mil registros;
  7. Davi: cerca de 18 mil registros;
  8. Laura: cerca de 17 mil registros;
  9. Gabriel: cerca de 17 mil registros;
  10. Gael: cerca de 16 mil registros;
  11. Bernardo: cerca de 17 mil registros;
  12. Samuel: cerca de 15 mil registros;
  13. Valentina: cerca de 13 mil registros;
  14. João Miguel: cerca de 13 mil registros;
  15. Enzo Gabriel: cerca de 13 mil registros.

Os nomes mais registrados da década

Além de divulgar os dados sobre os nomes mais registrados no ano de 2020, o portal de Transparência do Registro Civil também divulgou dados que informam sobre os nomes mais registrados da década, no período entre 2010 e 2020. Nesta lista foi possível encontrar alguns nomes em comum com os presentes na lista de 2020.

Na última década Miguel se firmou como o nome masculino favorito entre as mães e pais brasileiros. Apenas em 2010 o nome perdeu para o primeiro lugar para Gabriel, que aparece em quarta colocação na lista dos nomes mais registrados da década. No caso dos nomes femininos, Maria Eduarda foi o mais popular entre 2010 e 2020, registrado mais de 140 mil vezes.

Veja o ranking dos nomes mais registrados em 2020
Fonte: (Reprodução/Internet)

Lista dos 10 nomes mais registrados na última década (2010-2020):

  1. Miguel;
  2. Arthur;
  3. Davi;
  4. Gabriel;
  5. Maria Eduarda;
  6. Alice;
  7. Heitor;
  8. Pedro Henrique;
  9. Laura;
  10. Sophia.

Dicas para a escolha do nome

A decisão do nome de um filho pode ser um momento de indecisão para os pais brasileiros, mas a internet se tornou um grande aliado até para dúvidas como esta. Através de vídeos, sites e blogs é possível encontrar inúmeras dicas que podem salvar mamães e papais na hora dessa decisão.

Por mais que alguns pais tenham vergonha de utilizar os meios digitais para tomar esta decisão, atualmente, este é um dos principais meios de pesquisa utilizados na hora de escolher o nome para o bebê que está a caminho.