Veja como Solicitar Aposentadoria do INSS

A Aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um assunto de importância muito grande para a grande maioria das pessoas no Brasil, considerando que o benefício visa a melhor qualidade de vida e previdência social dos trabalhadores.

O INSS, a aposentadoria, a previdência social… Tudo isso é uma questão de interesse da população porque ao solicitar a aposentadoria do INSS e ser aprovado no pedido, o brasileiro garante uma renda mensal para custear a vida.

Veja como Solicitar Aposentadoria do INSS

Afinal, após anos trabalhando duro, todos os brasileiros sonham com a aposentadoria. Só que para ter direito à aposentadoria do INSS, homens e mulheres precisam atender a alguns requisitos. Para quem tem direito, descubra como solicitar o benefício da aposentadoria.

Hoje em dia muita gente tem ficado em dúvida sobre como pedir a aposentadoria porque as regras mudaram e existem pessoas que se enquadram na regra antiga enquanto outras ficam validados pelas regras novas. Descubra como tudo isso funciona.

Regras para Aposentadoria do INSS

Existem alguns tipos de aposentadoria hoje em dia que são de direito e organização do INSS, sendo a Regra 85/95 progressiva; Regra com 30/35 anos de contribuição e a Regra para proporcional.

Então, para solicitar a aposentadoria do INSS, é preciso se atentar aos tipos de aposentadoria disponíveis. Por exemplo, na regra 85/95 progressiva não existe idade mínima, mas deve-se seguir os anos de contribuições de 35 anos para homens e 30 para mulheres.

Será feita uma soma de idade + contribuição, tendo as mulheres que obter 85 pontos e os homens 95, além de 180 meses efetivamente trabalhados, para efeito de carência.

Já na regra para proporcional, a idade mínima é de 48 anos para mulheres e 53 para os homens. O tempo de contribuição + adicional de mulheres é de 25 anos e dos homens 30. Os 180 meses efetivamente trabalhado como carência seguem o mesmo modelo.

Vale ressaltar que a aposentadoria proporcional foi extinta em 1998 e só tem direito a ela quem já contribuía até o dia 16/12/1998.

Solicitar Aposentadoria do INSS

Em uma agência da Previdência Social é necessário que o trabalhador esteja com os documentos originais para solicitar a aposentadoria do INSS. Afinal, esse é o jeito mais simples de fazer isso hoje em dia.

Para isso, tenha em mãos os seguintes documentos: documento de identificação válido e oficial com foto; Número do CPF; Carteiras de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem pagamento ao INSS.

Existem outros documentos que podem ser apresentados em caso de necessidade na hora de solicitar a aposentadoria do INSS e o trabalhador pode se informar direto no site oficial do INSS. Afinal, é no site do INSS que dá também para consultar informações da previdência.

O trabalhador também pode encontrar informações sobre a aposentadoria pública nas centrais de atendimentos, sendo que elas têm o funcionamento de segunda a sábado, das 7 às 22 horas, no horário de Brasília. Para isso, basta o trabalhador ligar no número 135.

Por esses canais, é possível operar várias ações, como: alterar meio de pagamento, atualizar dados cadastrais do beneficiário, atualizar dados do Imposto de Renda, atualizar os dependentes, etc.