Qual é o valor da parcela de um financiamento de imóvel ideal?

Você que vai comprar uma casa ou um apartamento ou um terreno através do financiamento deve estar se perguntando qual será o valor ideal da parcela, não é mesmo? Afinal de contas, todo mundo tem essa dúvida. E com você não deve ser diferente.

Por isso, a gente criou este conteúdo: vamos estudar qual será o valor ideal da parcela para você, com base nos seus requisitos. Até mesmo porque cada pessoa tem um gosto, uma prioridade, um estilo de vida e um salário, não é mesmo? Então, temos que considerar isso.

Qual é o valor da parcela de um financiamento de imóvel ideal?

Agora, além disso, vamos falar também um pouco sobre aquela regra que todos os corretores de imóveis, vendedores e bancos acabam dizendo aos seus clientes e consumidores: o valor da parcela nunca deve ser maior do que 30% do seu salário.

O que é essa regra dos 30%

A regra dos 30% vem respaldada em estudos e pesquisas e mostram que esse é um valor máximo que a pessoa pode comprometer com essa conta. Isso porque, no caso de um imóvel por exemplo, ela terá outros gastos além da parcela do financiamento.

Por isso, essa regra não vem apenas dos corretores que são seus amigos, ok? É, na verdade, uma regra que vem de órgãos que apoiam os consumidores a terem uma vida financeira mais saudável e com menos dívidas, obviamente.

Por isso, não seja aquela pessoa que quer burlar o sistema e criar orçamentos para comprometer mais do que 30% do salário. Isso pode ser um verdadeiro tiro no pé e pode te complicar muito no futuro.

O valor da parcela do financiamento

Dessa forma, considerando que o valor máximo recomendado é de 30%, a gente tem aqui o valor da sua parcela de financiamento. No entanto, considere como sendo uma média máxima a ser seguida, mas não é uma regra, toda engessada e única, está bom?

Por isso, trazendo os números para a realidade a gente só precisa ter o valor do salário para saber um valor da parcela, que respeite os 30%, como mencionamos. Quem ganha R$ 2,1 mil terá uma parcela, portanto, de R$ 630. E assim por diante.

Agora, o que também é preciso estudar é o fato de que nem sempre os bancos vão aprovar financiamentos com determinados valores de parcela. Por isso é que temos muitas reprovações aqui no Brasil.

Assim, se você for reprovado no pedido de um financiamento, também pode ser porque o seu salário não é suficiente para custear uma parcela com base no valor do imóvel e no tempo máximo de contrato.

O tempo e o valor do financiamento

Mais do que considerar o valor da parcela que você tem para pagar mensalmente, saiba que você tem que saber também o valor do imóvel e o tempo de contrato que poderá existir em caso de aprovação do pedido.

No fim das contas, a gente tem variáveis importantes a serem colocadas como ingrediente desse bolo todo. O valor da parcela é sim importante. Mas, também há de se considerar outros valores e o tempo.