Tipos de mamães – Veja com qual você mais se identifica?

Que as mães são incríveis, isso já sabemos, afinal não é nada fácil criar e educar um ser humano neste mundo caótico e ainda conseguir se dividir em diversas tarefas ao longo do dia. Contudo, quando se trata de seus queridos bebês, cada mãe possui uma personalidade única para cuidar de seus filhos.

E assim, os filhos “que lutem” para entender o jeitinho carinhoso, às vezes não tanto, de suas poderosas mamães. Assim como na novela ‘Amor de Mãe’, são tantos tipos de progenitoras que a gente nem imagina. Mas afinal, com qual tipo de mãe você mais se identifica?

Tipos de mamães - Veja com qual você mais se identifica?
Fonte: (Reprodução/areademulher)

Mãe coruja

Começando pela a mais famosa, a mãe coruja é aquele tipo de mãe que não enxerga os defeitos do seu filho, sendo ele o ser mais perfeito aos seus olhos. É aquela mãe que esbanja orgulho para as amigas ao falar da mais simples conquista de seu pequeno, ou até mesmo rapagão. 

Tipos de mamães - Veja com qual você mais se identifica?
Fonte: (Reprodução/internet)

Essa expressão surgiu a partir de uma das publicações do escritor Monteiro Lobato, na fábula “A coruja e a águia”. A história conta sobre um trato entre uma coruja e uma águia, onde elas não comeriam os filhotes da outra quando vissem.

Para identificar os filhotes, elas falaram sobre as características deles, na vez da coruja ela não poupou elogios, falando como eles eram belos. No dia de caça da águia, ela tinha avistado alguns “monstrinhos” no ninho, tão feios que não poderiam ser de sua amiga coruja.

Quando voltou ao ninho, encontrou a coruja aos prantos falando que tinham comido seus filhotes, a águia chocada indagou: “Misericórdia, aqueles bichinhos horrorosos eram os seus filhotes?” Com isso, surgiu o termo mãe coruja, aquela que “baba” por cada coisinha que o filho faz, desde piscar os olhos até passar nos testes da escola.

Mãe leoa/super protetora

Quem nunca escutou uma mãe dizer, “Mexa com qualquer um, mas com meu filho não!”? Essa é a típica mãe leoa, aquela que pode avançar em qualquer um que se atrever a levantar qualquer dedo contra seu pequeno.

Tipos de mamães - Veja com qual você mais se identifica?
Fonte: (Reprodução/areademulher)

A mãe super protetora é aquela que deixa o mundo cair em sua cabeça, mas não deixa nada acontecer com seu filho. Ela sempre irá até o fim, para se certificar de que o seu filho estará bem. Esse tipo de mãe lembra até um pouco a Rochelle do seriado ‘Todo Mundo Odeia o Chris’.

Esta mãe é valente e não abaixa a cabeça jamais, elas costumam ser altamente bravas e rigorosas, mas sempre em razão de querer o que é melhor para seu filho, assim como a Rochelle. Esse é o jeitinho delas de amar.

Mãe perfeccionista

Sabe quando você, filho, faz aquele trabalho da escola que dura dias, e sabe que está de acordo com o que o professor pediu, não vai receber a maior nota, mas o trabalho está bom? Ele estará bom, até o momento que sua mãe ver e falar que não é o suficiente, te obrigando a fazer tudo de novo. 

Tipos de mamães - Veja com qual você mais se identifica?
Fonte: (Reprodução/internet)

Bem, essa é a mãe perfeccionista, aquela que nos faz testar até o último limite da paciência para tudo ficar completamente perfeito. Fica ajustando a gravata, arrumando o cabelo dos filhos, melhor nem falar da arrumação dos quartos, que devem ficar impecáveis todos os dias.  

Os eventos em família são todos previamente planejados, se algo não está do jeito que ela quer, ela não vai te deixar em paz até que a situação seja completamente resolvida e esteja nos conformes. 

Mãe louca na limpeza

Esse tipo de mãe lembra muito a perfeccionista, é aquela mãe que quer fazer faxina na casa pelo menos 3 vezes na semana, tudo tem que ser um brinco. Aquela não pode ver qualquer sinal de poeirinha que já vai estar com o pano nos ombros para limpar.

E os filhos que se adequem a sua mania de limpeza, porque vai ter que limpar a casa sim, principalmente os quartos, todos os dias.

Mãe baladeira

Tá pensando que só os filhos é que saem para se divertir? Muito pelo contrário, esse tipo de mãe elas também preza e muito por sua liberdade, e ter uma vida fora de casa. Afinal, são todas mulheres, além de mães. 

Tipos de mamães - Veja com qual você mais se identifica?
Fonte: (Reprodução/areademulher)

Para essa mamãe não tem problema em sair com seus filhos e os amigos dele, ir tomar uma cervejinha bem gelada ou até mesmo para balada, ela vai em todas. E se os filhos não quiserem, ela sai com as amigas, sozinha e sem hora para chegar em casa, o importante é a diversão.

Alguns as taxam como ‘mais legal que o filho’, e com razão! Pois elas escolheram manter sua juventude para sempre, levando a vida de uma forma mais leve e com menos preocupações. 

Mãe conectada

Certamente, aqui é aquela mãe que fala “zap zap”, grava áudio e depois escuta no volume máximo, e principalmente, é a mãe que pede ajuda ao filho para aprender a mexer no celular, “Filho, como gravo vídeo no zap?”.

Tipos de mamães - Veja com qual você mais se identifica?
Fonte: (Reprodução/internet)

Aqueles que depois de aprender a postar fotos no insta, querem publicar a todo momento. Posta foto de quando você era bebê, frases motivacionais, o que preparou para o almoço.

É a mãe mais conectada, que adora mandar mensagens, fazer vídeo chamada, tirar foto de tudo e falar com as amigas tudo o que está acontecendo na vida. Tanto que quando chega em um estabelecimento já vai perguntando “Qual a senha do Wifi?”.

Mãe mestre-cuca

Aquele tipo de mãe que sempre tem uma surpresinha saindo do forno quando estamos perto de chegar em casa. Fim de tarde, e já apronta a mesa do lanche, um cafézinho bem quentinho para seus queridos filhos.

Essa mãe não cansa de procurar receitas para inovar na cozinha, fazer novos pratos, tentar novos ingredientes, tudo para ver seu filho bem gordinho e feliz. Aquela que prepara um banquete para quando seus amigos vão até sua casa.

Com esta mãe, você nunca vai passar fome, e sempre que voltar na casa dela ela vai falar “Como você está magro, precisa comer”. Mas cuidado, se não ficar de olho na balança é capaz de sair rolando de lá. 

Mãe ligada no 220v

Essa mãe, que parece se multiplicar ao fazer tantas atividades do dia, não consegue parar quieta. Se arrumar a casa cedo, já vai buscando outra coisa para fazer ou até mesmo aprender algo novo, uma mãe multitarefas, que ainda, se mantém em cima do salto.

Tipos de mamães - Veja com qual você mais se identifica?
Fonte: (Reprodução/areademulher)

Chega o fim do dia, e já estamos exaustos do trabalho ou faculdade, quando perguntamos para essa mãe sobre como foi seu dia, ela simplesmente “só” lavou, cozinhou, limpou a casa, passou roupa, e se deixar já fez uma nova descoberta que revolucionará o mundo. 

Na verdade, quem descobrir como essas mães têm toda essa energia e disposição para realizar tantas tarefas e ainda se manter toda produzida no fim do dia, vai ser uma grande descoberta. 

Mãe amiga

E, para finalizar, a mãe amiga, ela tem um “toque” a mais ao conversar com seu filho, ela é aquele tipo de mãe que você chega falando “Mãe, você não vai acreditar o que aconteceu comigo hoje”, e assim o assunto rende por horas. 

Tipos de mamães - Veja com qual você mais se identifica?
Fonte: (Reprodução/areademulher)

Ela vai te conhecer por completo, saber todas as suas angústias, medos e motivos de alegrias, e o principal, irá saber o porquê. Este é o grande diferencial desta mulher, ela vai saber escutar e irá procurar entender sua situação.

Inclusive, ela irá saber de todos os seus crushes, estará sabendo de tudo da vida do filho mas não de forma autoritária, sem grandes cobranças e sem tirar a liberdade do filho. Ela é a sua melhor amiga. Se você quiser uma ajudinha, há um teste elaborado pelo Fantástico para saber que tipo de mãe você é.

References

teste elaborado pelo FantásticoQue tipo de mãe é a sua? Faça o teste do Fantástico e descubra! | Fantástico – Interatividade | G1