Tem mais de 60 anos? Veja serviços gratuitos e com descontos!

Tem muito serviço que é gratuito para quem está na melhor idade – e tem outros serviços que geram bons descontos para essa parte da população. Se você tem mais de 60 anos deve conhecer o que é de direito seu, afinal, tudo está no Estatuto do Idoso.

Na hora de ver um filme no cinema ou uma peça no teatro, o desconto é de 50%. E o idoso ainda pode ter o atendimento preferencial na hora de comprar o ingresso e entrar na sala. Tem ainda o transporte coletivo, vagas em estacionamentos, etc. Descubra os serviços!

Tem mais de 60 anos? Veja serviços gratuitos e com descontos! 1

Serviços para Idosos

O pagamento da meia entrada vale para eventos culturais, esportivos ou de lazer, tais como o cinema, pelas de teatro, jogos de futebol, entre outros. E ainda dá para considerar o acesso preferencial a esses locais.

Para exigir esse direito, a pessoa com mais de 60 anos só precisa apresentar o documento oficial com foto para confirmar a idade. Depois, considere que também é possível ter atendimento preferencial em outros locais, sejam públicos ou privados, como filas de Caixas.

Na hora de ir até o evento ou qualquer lugar, o idoso deve procurar as vagas especiais de estacionamento, tanto em locais públicos como os privados, também. Todo lugar deve ter 5% do total de vagas para esse fim.

E essas vagas devem estar posicionadas de forma ideal para garantir o melhor conforto, comodidade e acesso aos idosos. Para usar a vaga especial, no entanto, é preciso ter o Cartão do Idoso, que pode ser usado pelos idosos, condutores ou passageiros.

Transporte Público

O transporte público coletivo é outro serviço gratuito para idosos. Mas, neste caso é essencial ter mais de 65 anos e apresentar o documento oficial com foto original. Isso porque 10% dos assentos devem ser reservados para esse público.

Em São Paulo, na cidade, quem tem mais de 60 anos também pode acessar gratuitamente o metrô. Já para transportes interestaduais, em todo o país, as linhas regulares devem oferecer, ao menos 2 vagas por veículo, grátis para esse público (com renda de até 2 salários mínimos).

No caso das viagens entre estados, o idoso precisa solicitar o “Bilhete de Viagem do Idoso”, que vai ser entregue a partir de documentos que provem a identidade e também a renda de cada passageiro.

Sistema Único de Saúde

O Sistema Único de Saúde (SUS) também é gratuito para idosos, assim como para toda a população. O diferencial é que o idoso tem acesso preferencial às filas, na hora de comprar remédios, fazer tratamentos, marcar consultas.

E lembre-se que o idoso pode ter direito a um acompanhamento em praticamente todas as etapas do atendimento médico, afinal, o Estatuto do Idoso garante essa assistência.

Da redação