Aprenda técnicas caseiras para aliviar a dor do nascimento dos dentes de leite

No post de hoje você vai aprender como aliviar a dor do nascimento dos primeiros dentinhos do seu bebê, os chamados dentes de leite. Entretanto, esse é um assunto muito importante e nós vamos te mostrar também tudo o que você precisa saber sobre essa fase do desenvolvimento da criança. 

Os dentes provisórios, chamados de dentes decíduos na literatura e de dentes de leite no linguajar popular, precisam de observação constante e cuidados básicos em casa. Mas, obviamente, isso não elimina a necessidade de visita ao pediatra e/ou ao dentista especializado em odontopediatria.

Dito isso, não perca a continuação deste artigo e aprenda algumas dicas para lidar com essa fase um tanto quanto conturbada na vida do seu bebê.

Nascimento dos dentes de leite: tudo que você precisa saber!

A dor do nascimento dos dentes do bebê se deve ao fato de que, desde a barriga da mãe, eles já estão sendo formados. 

Mas é apenas durante a amamentação e depois, com o início do desmame e da chamada introdução alimentar, que os dentinhos começam a sair. Neste momento, acontece um pouco de desconforto e até dor, ao romper a gengiva.

Mais adiante vamos abordar 5 dicas de como aliviar essa dor do nascimento dos dentes de leite no bebê através de técnicas caseiras. Porém, antes precisamos falar de alguns aspectos importantes que você, mamãe ou papai, precisa ficar atento:

  • É comum que os primeiros dentinhos nasçam entre 3 e 12 meses de idade, sendo a data mais provável por volta dos 6 meses com o início da introdução de alimentos sólidos (papinhas);
  • É raro, mas nada para se preocupar, que alguns bebês tenham dentinhos já expostos ainda na barriga;
  • Se o bebê fez 1 aninho e nada de dentes, é preciso conversar com um médico;
  • Os dentes de leite são 20 e devem estar todos expostos até os 3 anos de idade;
  • Além da dor ou incômodo, o nascimento dos dentes de leite no bebê também pode provocar salivação excessiva e agitação, tanto durante o dia quanto na hora de dormir.

É importante conhecer essas informações e ficar de olho na dentição infantil para perceber rapidamente se algo não estiver de acordo com a normalidade. 

Cabe aos pais, em conjunto com o acompanhamento do dentista e do pediatra, observar todos os detalhes do desenvolvimento da criança periodicamente, não somente dos dentes, mas de todo o corpo, bem como o desenvolvimento intelectual e cognitivo.

Aprenda técnicas caseiras para aliviar a dor do nascimento dos dentes de leite
Foto: (reprodução/internet)

Sintomas do nascimento dos dentes de leite

Algumas pessoas, principalmente os pais e mães de primeira viagem, não conhecem os principais sintomas do nascimento dos dentes de leite. Além da salivação excessiva e agitação citadas anteriormente, confira outros:

  • Febre;
  • Diarreia;
  • Gengivite (vermelhidão);
  • Erupção cutânea;
  • Vômitos;
  • Diminuição do apetite;
  • Coriza nasal.

5 dicas de como aliviar dor do nascimento dos dentes do bebê

Mas agora, chegou a hora de aprender a aliviar a dor ou o incômodo causado pelo surgimento dos primeiros dentes da criança com técnicas caseiras.

O uso de remédios, como pomadas com anestésicos, funciona, mas é indicado apenas em casos mais graves, normalmente sinalizados por choro intenso e ininterrupto e sempre sob prescrição médica. 

Para casos comuns, experimente essas dicas:

1. Vegetais para morder

Aprenda técnicas caseiras para aliviar a dor do nascimento dos dentes de leite
Foto: (reprodução/internet)

Alguns vegetais são excelentes nessa fase, como o tomate, a cenoura e a maçã. O ideal é que estejam bem frios, de preferência gelados. Assim, além de nutrir e distrair a criança, os vegetais vão “coçar” a gengiva e, quanto mais frios, ajudar muito no alívio da dor dos dentes de leite. 

2. Massagem gengival

Com a ponta dos dedos ou, principalmente, com uma fralda de pano umedecida em água gelada, você pode massagear as gengivas delicadamente, na posição onde os dentinhos estão nascendo. 

Esta técnica também oferece a sensação de “coçar” e pode ser muito divertida, tanto para o neném, quanto para os pais que vão adorar brincar e despertar os sorrisinhos do bebê. É importante que a mão, dedos e fraldinha estejam bem esterilizados.

3. Compressa de calêndula

Aprenda técnicas caseiras para aliviar a dor do nascimento dos dentes de leite
Foto: (reprodução/internet)

A flor de calêndula tem propriedades anti-inflamatórias e muito calmantes. A compressa deve ser feita como explicado abaixo e não há problema se o bebê engolir, é até bom para ajudar a acalmá-lo se estiver muito irritado pela erupção dos dentes de leite.

Misture 2 gramas de pétalas de flor de calêndula em 150 ml de água fervendo, deixando descansar por 15 minutos em média, bem tampado e em recipiente esterilizado. 

3 a 4 vezes ao dia, você deve aplicar a compressa, umedecendo fraldinhas de pano na mistura e passando sobre toda a amplitude das gengivas. 

4. Massagens no corpo

Massagens em locais específicos do corpo podem ajudar muito, tanto no alívio da dor quanto na diminuição da irritação. Conhecida como massagem de reflexologia, essa técnica consiste em equilibrar as sensações e serve para aliviar cólicas e outras dores do bebê.

5. Objetos para morder

Alguns fabricantes de brinquedos ou mamadeiras possuem excelentes objetos chamados de mordedores, com textura especial e todos os aspectos de segurança necessários. Esta é uma ótima dica para aliviar a dor do nascimento dos dentes do bebê e você pode colocar os mordedores na geladeira para ajudar ainda mais no alívio da dor.

Aprenda técnicas caseiras para aliviar a dor do nascimento dos dentes de leite
Foto: (reprodução/internet)

Com essas dicas, dor de nascimento dos dentes de leite nunca mais! E não se esqueça de que a visita periódica ao médico pediatra e ao dentista infantil são indispensáveis.