A sonegação de impostos e seus efeitos na sociedade

Hoje o assunto é sonegação de impostos. O que você sabe sobre isso? A gente vai no mercado e em outros estabelecimentos comerciais e vemos a placa de “sonegação é crime”. Mas, nada além disso. Nem nas letras miúdas do cartaz. Portanto, a gente vai te ajudar a entender o assunto agora.

Afinal de contas, é bom conhecer muito bem sobre esse tema para que nós fiquemos alerta quanto aos prejuízos dessa prática. Que, inclusive, é ilegal mesmo, viu. Então, vamos entender isso, tim por tim.

A sonegação de impostos e seus efeitos na sociedade

O QUE É

Em primeiro lugar, saiba que sonegar é esconder alguma coisa de alguém. Assim sendo, uma pessoa que está sonegando impostos, quer esconder informações para os órgãos públicos, governamentais.

E por que ela faria isso? Obviamente que é para não pagar imposto que é devido ou pagar menos imposto do que realmente deveria.

Nunca é demais lembrar que isso, no Brasil e em quase todo lugar do mundo, é crime. Sobre a pena, ela varia de 6 meses a 2 anos de prisão. E uma empresa que é encontrada sonegando impostos, ela vai ter que pagar tudo aquilo que sonegou e multas altíssimas.

No fim, isso pode até comprometer eternamente o fluxo de caixa da empresa. Além das penas que você já sabe, como prisão. E não são poucos os casos que devido a essa sonegação que foi descoberta, a empresa chegou à falência.

A INFLUÊNCIA

E o assunto até pode parecer que não tem a ver com você e somente com empresas. Mas, não é verdade. Por isso, agora vamos falar sobre a influência da sonegação de impostos na sua vida também. Continue lendo.

Por que devemos estar atentos para não praticar e acabar ajudando quem pratica a sonegação de impostos? Imagine a situação: você foi algum lugar onde você poderia pegar uma nota fiscal e não pega. Isso porque o vendedor te dá desconto para não pegar, né.

Isso na verdade é o imposto que deixará de ser pago pela empresa. E, portanto, trata-se da sonegação de impostos, que é uma prática ilegal no nosso país.

Quando se fala isso não é que você tem direito a declarar para pagar menos no seu produto. Mas, muitas dessas estratégias é esconder aquilo que deveria ser declarado e pagar imposto que é devido por parte da empresa.

HONESTIDADE

Aí, tem muita gente falando que os impostos no Brasil são altos demais. E isso é verdade. Mas, jamais vai ser motivo para ser desonesto. Ao montar uma empresa e abrir um negócio, saiba que é preciso fazer a declaração correta dos impostos.

A sonegação ela não acontece somente na vida das pessoas, mas em grandes empresas e grandes corporações. A gente tem que estar atenta para não estarmos cometendo esse erro gravíssimo que é sonegar. Ou mesmo ajudar as empresas a fazerem isso.

O conselho é praticar honestidade! O fato de quem sabe os impostos que nós pagamos estarem voltando para a prestação de serviços, se a gente sonegar, não justifica a sonegação. A saída é escolher governantes mais adequados das próximas vezes e não ficar sendo desonesto.