Solicitar Aposentadoria da Previdência Social para pessoa de Baixa Renda

Existe uma modalidade de recolhimento da Previdência Social que é indicada para as pessoas de baixa renda, onde os benefícios podem ser vários, como o auxílio-doença, auxílio-maternidade e aposentadoria. Saiba como consultar a aposentadoria que não é por idade e sim para pessoas de baixa renda.

Outros benefícios da aposentadoria para pessoas de Baixa Renda é o auxílio-reclusão e a aposentadoria pode ser por idade ou por invalidez, seguindo as normais atuais do governo. Por isso, você deve saber como é a aposentadoria por idade do INSS para pessoas de baixa renda.

Consulta da Aposentadoria

A consulta da aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda é importante porque dá para saber sobre essa opção de contribuição feita à Previdência Social com valor de alíquota reduzido em 5% sobre o valor do salário mínimo vigente, que hoje é de R$ 954 – o que dá um pagamento de R$ 47,7.

A aposentadoria foi instituída em 2001 e é indicada para pessoas que não trabalham com carteira assinada em empresas privadas ou públicos e, além disso, que são consideradas de baixa renda.

Então, antes mesmo de fazer a consulta da aposentadoria para pessoas de baixa renda, saiba que é preciso ter a aprovação e o recolhimento das contribuições. O beneficiário poderá ter acesso a serviços como licença-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria.

Além da aposentadoria por idade, o beneficiário ainda pode optar pela aposentadoria por Tempo de Contribuição ou a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), que podem ser solicitadas conforme pagamento da diferença corrigida que varia entre 5% e 20%.

Aposentadoria Baixa Renda

Para ter a Aposentadoria da Previdência Social para pessoas de Baixa Renda não há muitos segredos, sendo que o mais aconselhável é ir diretamente até uma das agências da Previdência Social. Lá é possível se informar sobre a idade para se aposentar, por exemplo, além de outras informações.

As agências da Previdência Social também podem ser interpretadas como agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Lá é possível solicitar a inscrição na categoria de “Contribuinte Facultativo de Baixa Renda”.

Logo, para solicitar a aposentadoria para pessoa de baixa renda será necessário apresentar o NIS (Número de Identificação Social) e buscar informações sobre o programa e as condições, como o pagamento da aposentadoria e a idade para se aposentar, por exemplo.

Em caso de dúvidas na hora de solicitar a aposentadoria deste tipo, saiba que todo brasileiro também tem o direito de ligar no INSS, através da central de atendimento, no 135. O número é usado nacionalmente para a consulta da aposentadoria.

Solicitar Aposentadoria da Previdência Social para pessoa de Baixa Renda

Quem pode ter a aposentadoria INSS

Todas as pessoas que estão cadastradas no Cadastro Único ou que se dediquem ao trabalho doméstico na própria residência (donos de casa) e que pertença as famílias com renda mensal de até 2 salários mínimos podem solicitar a aposentadoria.

A observação é que essas pessoas não podem ter renda própria, como em carteira de trabalho ou emissão de notas fiscais e deve ter os dados atualizados no Cadastro Único, junto ao governo federal.

Outra opção para solicitar a aposentadoria do INSS é agendando uma visita pelo site da Previdência Social, que facilita a consulta e a busca por informações. Considerando que no dia e data marcado é preciso ir até uma das agências indicadas.

Da redação