Sine abre vagas em todo o Brasil: saiba como cadastrar o currículo

O Sine é um sistema que lista várias vagas abertas de trabalho no país todo. E os interessados podem tentar participar dos processos seletivos para ter a chance de trabalhar em várias empresas a partir do cadastro de currículo.

O lado bom é que tanto o cadastro do currículo quanto a consulta pelas vagas de trabalho abertas são simples de serem feitas – e totalmente online. Está pronto para conhecer essa forma de buscar uma vaga de emprego de forma gratuita?

Além das páginas da internet que você vai conhecer, hoje em dia também é possível contar com um aplicativo, que pode ser baixado no seu celular para te ajudar a encontrar a vaga de emprego que tem a ver com o seu perfil.

Sine – o que é e como funciona

Como você já sabe, o Sine é a sigla de Sistema Nacional de Emprego. O que você não sabe ainda é que ele é uma ótima forma que as pessoas têm para encontrar as vagas abertas, ou melhor, para fazer o cadastro de currículo e concorrer a uma dessas vagas.

O Sine foi criado em 1975 com base na OIT – Organização Internacional do Trabalho – e tem o principal conceito de melhorar a organização do mercado de trabalho, dando aos brasileiros a chance de cadastrar currículos na busca por uma oportunidade.

Com a Lei 7.998/90, o Sine passou a ter campanhas para auxiliar no atendimento e na intermediação da mão de obra e também da habilitação do seguro desemprego no país.

O que vamos falar hoje é sobre a mão de obra, que visa inserir trabalhadores no mercado de trabalho a partir do cadastro de currículos e das vagas abertas em várias empresas, reduzindo o tempo de espera dos desempregados.

Como são as etapas do Sine

Para continuar entendendo como funciona o Sine, vamos considerar que o cadastro dos currículos é apenas uma delas, sendo que todo processo passa por: inscrição do cadastro do trabalhador, registro do empregador, captação e o registro das vagas de trabalho.

Depois disso, o banco de dados faz um cruzamento com os dados que têm na sua base – unindo o perfil solicitado pelas empresas e os perfis dos candidatos. Em seguida, há um encaminhando para entrevistas de emprego.

Um dos diferenciais do Sine é que além de ter toda a base de dados para cadastro de currículos, o programa ainda faz a intermediação com a capacitação dos trabalhadores, considerando a orientação profissional, que tem o apoio de psicólogos e outros profissionais.

As vagas de trabalho abertas no Sine

Hoje em dia muitas pessoas tem dificuldade em fazer o cadastro de currículo no Sine. E sabe por quê? Porque o site do Sine não está mais ativo e agora os interessados devem cadastrar o currículo no Portal Emprega Brasil.

O portal dispõe de vários serviços online, como as ofertas de emprego, os cursos de qualificação profissional, o seguro-desemprego, entre outros. A ideia é aprimorar a relação do cidadão com o atendimento virtual, sem que ele tenha que ir pessoalmente ao Ministério.

Então, após entrar no site, o usuário poderá inserir informações como “ocupação procurada” e “local da pesquisa”, para ter acesso a vagas abertas. Após isso, a pesquisa listará toda as opções, incluindo informações como ocupação, local de trabalho, salário e vagas.

Mas, ao acessar a vaga de trabalho disponível, o usuário poderá ver ainda o tipo de contratação, o tempo de experiência exigido, as atribuições da vaga e as exigências, além das informações adicionais.

Os cursos de qualificação no Sine

Além das vagas abertas que podem ser consultadas, o usuário também pode ter acesso aos cursos de qualificação do Sine, que já foram citados aqui no artigo – e que são feitos em parceria com o Ministério da Educação e do Pronatec.

Dessa forma, o trabalhador pode mostrar interesse nos cursos através da inscrição no Sine e na criação do cadastro de currículos. E para saber qual é a disponibilidade dos cursos, entre no site.

Cadastrar o currículo no Emprega Brasil

Para obter acesso e se mostrar interessado nas vagas de trabalho abertas no Sine, como mostramos no tópico acima, o candidato deve cadastrar o currículo no Portal Emprega Brasil, ao passo que fazer isso é bem simples e online.

Na plataforma de cadastro de currículos você deve preencher um formulário com seus dados pessoais, tais quais: o número de CPF, o nome completo, a data de nascimento, o nome da mãe, o estado de nascimento, entre outras.

As informações precisam estar corretas e todas atualizadas, isso porque elas serão validades pelo CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais. E depois disso, o usuário precisará responder algumas questões sobre o histórico profissional.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre cadastrar o currículo ou sobre como encontrar as vagas de trabalho abertas, saiba que também pode ligar na central de atendimento, através do 135. E para fazer o cadastro de currículo online no Emprega Brasil, clique aqui.

Sine abre vagas em todo o Brasil: saiba como cadastrar o currículo 1

O aplicativo Sine Fácil

Recentemente, o Ministério do Trabalho lançou o Sine Fácil, um aplicativo que dá a chance de o trabalhador encontrar vagas abertas de emprego que sejam adequadas ao seu perfil e, a partir disso, faça o cadastro do currículo.

O app foi desenvolvido pela Dataprev e pode ser baixado gratuitamente no seu smartphone, partindo do pressuposto de ter uma conexão com a internet. Ele está disponível para Android e iOS.

Para usar o app e cadastrar currículo, porém, é preciso ter um código QR que pode ser obtido no Emprega Brasil, que é o site oficial do Sine. O código é individual e dá segurança aos usuários na hora de buscar vagas de emprego.

O app tem como funcionalidade principal indicar as vagas de emprego abertas e que estão de acordo com o local e o perfil de cada profissional que está buscando recolocação no mercado de trabalho.

Com informações do Ministério do Trabalho