BNDES disponibiliza simulador online e gratuito

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) é considerado o maior do país em termos de financiamentos e empréstimos. Atualmente, ele tem sido uma opção viável e interessante, inclusive, para MEIs, médias empresas e até mesmo as pequenas empresas.

Agora, o que nem todo mundo sabe é que dá para simular o empréstimo do BNDES de uma forma muito simples e prática. O próprio Banco criou uma plataforma online para fazer isso.

BNDES disponibiliza simulador online e gratuito 1

Sendo que o mais legal é que você não precisa se cadastrar, basta inserir algumas informações sobre o seu crédito. Abaixo, a gente explica como fazer isso sem dor de cabeça.

O simulador

Para acessar o simulador do BNDES você só tem que entrar na página certa. Isso porque existem outras plataformas que também fazem isso. Mas só existe uma que é oficial o Banco e você pode acessar ela aqui.

Aí, dentro desse simulador, você pode ficar sabendo quanto vai ser o valor da sua parcela do crédito. Inclusive, dá para simular o valor para vários prazos de pagamento. De um modo geral, os prazos vão até 60 meses, mas podem variar.

O primeiro passo é escolher qual é a melhor opção de crédito para você. Lembrando que essa é uma opção focada para micros, pequenas e médias empresas, está bem? E aqui temos disponíveis opções de uso para o dinheiro que será solicitado.

Entre as áreas, temos: administrações públicas, agro, indústrias, capital de giro, inovação, infraestrutura, cultura, entre outras.

As opções

Nesse início de simulação, saiba que com base no seu filtro a plataforma vai indicar as opções que existem disponíveis de produtos nos dias atuais. Por exemplo, se a gente escolher “máquinas e equipamentos” vão aparecer muitas alternativas.

Tem o BNDES Finame BK para comprar bens de informática, ônibus e até mesmo aeronaves executivas. Tem ainda o BNDES Finame Energia Renovável, que é para comprar sistemas de geração de energia solar e eólica.

Tem ainda o BNDES Crédito para Pequenas Empresas, que é para os MEIs. E tem aqueles focados no Agro, como para inovações em propriedades rurais e aquisição de tratores, por exemplo.

A simulação

Após escolher aquele produto que mais tem a ver com o que você precisa no momento, você será levado para uma próxima página. E aí vai ter a opção de simular o seu crédito online. Nessa página, considere que vão estar todas as informações sobre o produto escolhido.

E ao ir para a próxima página é que começa a simulação. Você tem que preencher os campos abertos com informações do seu interesse. Isso quer dizer que vai ter que informar, por exemplo, o valor do bem, o percentual a ser financiado, o prazo de financiamento, etc.

Tem também que informar as taxas, como a de remuneração do agente financeiro. Mas, para auxiliar você, a plataforma costuma preencher esse campo automaticamente. Depois, é só obter o resultado final para saber como vai ficar o seu crédito, o valor da parcela e os juros.

Vale lembrar que o BNDES diz que as taxas de juros não são maiores do que 4% ao mês. E isso vale para todos os produtos oferecidos.