Significado da Páscoa: como ensinar para as crianças?

A Páscoa é uma das épocas mais esperadas do ano pelas crianças. Afinal, é um momento muito especial para elas. Inclusive, os pequenos aguardam ansiosamente na certeza que serão surpreendidos pelos pais ao receber um ovo de Páscoa de seu chocolate preferido. 

Apesar dessa troca de guloseimas ser muito mágica para os filhos, a Páscoa não se resume só neste momento, não é verdade? Às vezes pode até parecer difícil fazer as crianças entenderem o significado real por trás dessa data comemorativa, mas não é impossível.

Significado da Páscoa: como ensinar para as crianças?
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira o que vai encontrar de conteúdo neste texto:

  • Origem da Páscoa;
  • Como a Páscoa Cristã é comemorada;
  • Como surgiram os ovos de Páscoa;
  • Dicas para ensinar as crianças o real significado da data comemorativa
  • Brincadeiras para comemorar a Páscoa em família.

Conhecendo a origem da Páscoa

Para ensinar o significado da Páscoa, primeiro você precisa saber qual é ele. Então, já saiba que essa data comemorativa nasceu com os judeus. Com o tempo, passou a ter influências dos povos pagãos e a ser ressignificada até os dias de hoje.  

Significado da Páscoa: como ensinar para as crianças?
Fonte: (Reprodução/Internet)

A primeira coisa que precisa saber é que a palavra Páscoa deriva de outros três idiomas, no latim “Pascha”, no grego “Paskha” e no hebraico “Pessach”. Quando comemorada pelos judeus, a Páscoa tem um significado diferente do que o adotado pelo cristianismo 

Para os judeus, a Páscoa é chamada de “Pessach”, em português significa “passagem”. Nessa data é comemorada a libertação dos hebreus da escravidão do Egito. A festividade acontece perto do período em que a primavera começa no hemisfério norte. 

Como é comemorada a Páscoa Cristã

Apesar do Cristianismo ter tido influências dos judeus, o significado da Páscoa é distinto já que está vinculado à crucificação, morte e ressurreição de Jesus. Por isso é uma data especial para os cristãos, devido à importância que a ressurreição de Cristo tem para as pessoas que compartilham dessa fé. 

A igreja católica celebra a Páscoa após o fim da Quaresma, período em que os fiéis fazem promessas e jejuns. A última semana dessa desse compromisso é chamada de Semana Santa, quando acontece também a última ceia, representando o momento que Jesus fez com seus discípulos. 

No Brasil, essa data comemorativa é considerada móvel, ou seja, ela pode ser diferente a cada ano. Normalmente, ela fica entre 22 de março e 25 abril. Por isso, no começo do mês de março os pais já estão correndo para providenciais os famosos ovos de Páscoa. 

Ovos da Páscoa – Saiba como surgiram 

Como dito anteriormente, para a Páscoa chegar ao formato atual, ela teve influências tanto dos judeus e cristãos, como dos povos pagãos. Essa ressignificação aconteceu sobretudo depois que os povos germânicos passaram pela cristianização na Europa. Com isso, alguns elementos da cultura pagã foram sendo adaptados pelo Cristianismo.

Significado da Páscoa: como ensinar para as crianças?
Fonte: (Reprodução/Internet)

Alguns historiadores contam que a Páscoa dos pagãos tem uma forte ligação com o culto à Ostara, a deusa germânica da fertilidade. Provavelmente esse é o motivo que os termos em inglês e em alemão para a data comemorativa sejam parecidos, Easter e Ostern, respectivamente. 

Coincidentemente,  os ovos e o coelho se tornaram o símbolo da Páscoa. Para parte das culturas pagãs, eles representam a fertilidade. Logo, com a expansão do Cristianismo na Europa esses símbolos foram sendo aderidos de uma forma global. Todo o contexto histórico é muito rico e possível de ser ensinado às crianças com muita dinâmica.

Ovos de chocolate 

Depois da implementação dos ovos coloridos e enfeitados na comemoração da Páscoa, com o passar do tempo eles foram ficando ainda mais requintados. As pessoas ricas da Europa começaram a fazer ovos de vidro e de porcelana. 

O hábito de trocar ovos durante a data comemorativa começou na Inglaterra. Já a ideia de fazer ovos de chocolate surgiu dos confeiteiros franceses. Eles esvaziavam os ovos para depois enchê-los de chocolate e fazer pinturas na parte externa. 

Isso se tornou uma tradição no mundo todo até chegar aos tradicionais ovos de Páscoa que conhecemos hoje. O costume dos pais esconderem os ovos de chocolate dos filhos pela casa também vieram depois de muitos anos.

Dicas de como ensinar os filhos o significado da Páscoa 

A Páscoa é uma época muito mágica para as crianças, assim como o Natal. É muito importante que os pais tornem essas datas comemorativas especiais para os filhos. A infância se torna ainda mais marcante com esse faz de conta que os coelhos da Páscoa e o Papai Noel podem oferecer. 

Significado da Páscoa: como ensinar para as crianças?
Fonte: (Reprodução/Internet)

Por outro lado, é sempre interessante explicar o significado por trás desses costumes e comemorações. Por isso é válido pensar em estratégias para implementar o sentido da Páscoa na vida dos filhos. Para isso trouxemos algumas dicas que podem tornar a missão dos papais mais fácil. 

A primeira é através de gincanas. Nessa brincadeira, os pais fazem perguntas sobre a história da Páscoa e, quem acertar ganha mini ovos de chocolate. Com essa dinâmica, os filhos passam a ter mais interesse em saber todo o contexto dessa data comemorativa e ainda saem ganhando recompensas.

Como envolver as crianças nesta data comemorativa

Além das gincanas, outra forma de envolver as crianças é com a brincadeira Amigo Ovo. Essa dinâmica é semelhante ao amigo secreto que as famílias fazem no final do ano. Nessa atividade, você vai precisar fazer um sorteio com os filhos e, se quiser, com os amigos deles.

Assim, em uma data específica será feita a troca de ovos. Aproveitando o momento, os pais podem explicar sobre a Páscoa antes das crianças interagirem com os presentes. Para falar sobre o significado dessa data, pode se valer de imagens, filmes, fantoches, entre outros recursos. 

Afinal, as crianças são muito visuais. A probabilidade delas lembrarem o que os pais contaram utilizando meios como vídeos ou desenhos é maior do que apenas explicar a história. Por isso, use e abuse da sua criatividade.

Brincadeiras de Páscoa para se divertir com toda a família 

Além das dicas citadas anteriormente, existem algumas brincadeiras que vão tornar a Páscoa em família ainda melhor. A Caça aos Ovos costuma ser a dinâmica preferida dos pequenos. Se os pais tiverem um jardim ou quintal, a interação fica ainda mais divertida. 

Significado da Páscoa: como ensinar para as crianças?
Fonte: (Reprodução/Internet)

O ideal é colocar os ovos em partes diferentes da casa. Antes de começar, informe às crianças e adultos que irão participar qual é a quantidade está espalhada e dê a largada. Lembre-se de deixar o melhor chocolate para premiar a pessoa que achar mais ovos. A brincadeira de Perguntas e Respostas também é muito interessante.

Se o seu maior objetivo é ensinar as crianças sobre o significado da Páscoa, essa estratégia é eficaz. Quem acertar o maior número de perguntas, ganha um ovo de chocolate. Para essa atividade, selecionamos algumas perguntas desde o nível fácil até o difícil para você fazer com os pequenos. Veja só:

  • Por que o coelho foi escolhido como símbolo da Páscoa? R: Porque simboliza a fertilidade.
  • Qual animal representa a Páscoa? R: Coelho;
  • O que os cristãos celebram na Páscoa? R: A ressurreição de Jesus Cristo;
  • Qual presente é comum dar e receber nessa data comemorativa? R: Ovos de chocolate;
  • O que é a quaresma? R: Período que a igreja católica se consagra em memória dos quarenta dias antes da ressurreição de Jesus Cristo;
  • Antes dos ovos de chocolate surgirem, como eles eram feitos? R: Os ovos decorados e feitos de vidro, porcelana e outros materiais.

Corrida com ovo na colher 

A corrida com ovo na colher é uma das brincadeiras mais divertidas para fazer com a família. A atenção que os pais devem ter é que essa dinâmica costuma fazer uma boa sujeira. Por isso, é recomendado que seja feita ao ar livre. Se não tiver jardim ou quintal em casa, a solução é fazer na rua, em frente ao portão.

Lembrando que o ovo é de verdade, não é o de chocolate. A regra dessa competição é bem simples: quem chegar primeiro com o ovo inteiro é o vencedor. Assim como as demais brincadeiras, o campeão ganha recompensa. Uma alternativa é fazer ovos na jarra. Essa dinâmica é fácil e pode ser adaptada do jeito que os pais quiserem.

A ideia é que sejam colocados mini ovos de chocolate, balinhas ou até mesmo ovo de codorna no recipiente e que depois ele seja lacrado. Posteriormente, as crianças vão chutar quantos enfeites elas acham que tem nessa jarra. Quem chegar mais próximo ao número correto, ganha todas as guloseimas. 

Desenhos da Páscoa para colorir 

Por fim, uma atividade simples e que as crianças amam é colorir desenhos. Então, imprima vários desenhos da Páscoa e deixem à vontade para os pequenos escolherem. Para colorir, eles podem usar giz, canetinha, lápis de cor e até mesmo tinta guache. 

Assim como todas as demais brincadeiras indicadas, colorir desenhos pode ser uma atividade para toda a família. Se os pais fizerem interações como essa todos os anos, a Páscoa vai se tornar um momento mágico e único para as crianças e que elas esperarão ansiosos pela sua chegada. Agora, é só se divertir!