O Serasa Ensina fala sobre o Novo RG – entenda tudo!

Você sabia que é possível ter todos os seus principais documentos em um único documento? Como assim? A gente explica. Aliás, o Serasa Experian é que explica e a gente compartilha essa ideia agora mesmo para você. Se você não notou ainda, saiba que estamos falando do Novo RG.

O fato é que até o ano que vem isso entra em vigor em todo o Brasil. Isso o quê? O Novo RG! Mas, o que é o Novo RG? Vamos explicar: é um documento que promete ajudar você a não precisar mais andar com vários documentos na carteira, sendo que ele tem tudo em um único documento!

O Serasa Ensina fala sobre o Novo RG – entenda tudo!

Obviamente, isso vai te dar mais segurança contra falsificações e também vai te auxiliar para o fato de que não terá que andar com o RG, o CPF, a CNH, o título de eleitor e outros documentos na carteira. Bastando o novo RG você já terá todas as informações em mãos. Gostou, né? Saiba mais!

Sobre o Novo RG

O novo RG foi criado para trazer mais segurança contra falsificações, o que tem sido um grande problema na vida de muitos brasileiros. E como consequência, acaba deixando também a vida dos brasileiros mais prática, né.

Isso porque a gente não vai mais precisar andar com um monte de documentos, como: RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, etc. Assim sendo, a ideia desse novo RG é carregar quase tudo em um só documento.

Para fins de curiosidade, saiba que a questão da proteção dos dados é muito importante para o governo, que apoia o projeto. E para aumentar a segurança, o novo RG contará com o número de série e o QR code, que só pode ser lido pelos órgãos federais.

Por isso, mesmo que alguém roube esse novo documento, sem os instrumentos do governo, ele não poderá acessar muitas das suas informações pessoais. E é isso que vai aumentar a segurança dos dados, como dizem os especialistas.

O que terá no Novo RG

Saiba ainda que, de acordo com o decreto federal que foi divulgado, todos estados precisam começar a emitir o novo RG até março de 2020. Portanto, esse não é prazo final, mas inicial. O que quer dizer que a partir dessa data você já pode ir atrás do seu novo documento.

Em São Paulo, isso já começou a valer.

Sobre as informações, vamos considerar que no Novo RG você vai ter dados como do título de eleitor, número da carteira de trabalho, da carteira de reservista, carteira de habilitação, documento de identidade profissional, número do sus, número do nis/pis/pasep.

É uma lista bem interessante, né. Ah, e também dá para incluir se você é portadora de necessidade especial e seu tipo sanguíneo.

Como emitir o Novo RG

Por enquanto, o novo RG não é obrigatório. Mas, saiba que quando você for renovar ou tirar a segunda via do seu documento ele já virá nesse novo modelo. E isso só tem a obrigatoriedade de acontecer a partir de março.

Agora, se você mora em uma região que já tem o novo RG, como São Paulo, aí basta ir até o Poupatempo para emitir o novo documento.