Segunda Via do Cartão do SUS – saiba como tirar!

O cartão do SUS é usado para todos os procedimentos de cada paciente que acontece no ambiente do SUS (Sistema Único de Saúde). Devido à importância, muita gente busca informações sobre a segunda via do cartão do SUS em casos de perda e roubos.

Porque se tiver sem ele, o paciente pode ser atendido em postos de saúde públicos, mas, não vai conseguir ter informações como o agendamento de consultas ou o acesso a medicamentos gratuitos. Por isso, saiba como imprimir a segunda via do Cartão do SUS.

E considere que esse processo para imprimir a segunda via do cartão do SUS é simples de ser feito, sendo que você pode fazer online, do conforto da sua casa, sem que precise ir até um posto de atendimento inicialmente.

Cartão do SUS – o que é

O cartão do SUS deve ser usado em todos os procedimentos realizados em quaisquer ambientes do SUS, como postos de saúde, hospitais e consultórios médicos. Ao passo que permite o acesso a informações como consultas, pedidos de remédios, etc.

É por isso que muita gente busca informações sobre como ter a segunda via do cartão do SUS, já que quando ele é perdido ou roubado dificulta todo processo de agendamento de consultas e obtenção de informações.

O próprio Ministério informa que é possível solicitar a segunda via do cartão do SUS através do portal do cidadão, isto é, de forma online. Para isso, é preciso ter o número do seu documento e posterior a isso solicitar a impressão de uma nova via. Descubra como fazer isso.

Segunda Via do Cartão do SUS

Se você já tem o número de cadastro no SUS, mas perdeu o seu cartão não fique preocupado porque há uma maneira de conseguir emitir a segunda via do cartão do SUS. E isso é bem mais simples do que você pode imaginar.

O acesso a segunda via do cartão do SUS pode acontecer através de forma online, isto é, do conforto da sua casa e sem que você precisa enfrentar as filas dos postos de saúde ou dos hospitais públicos.

No site do Portal do Cidadão Saúde é que você poderá imprimir a segunda via do cartão do SUS, sendo que para isso é necessário ter o número do CNS (Cartão Nacional de Saúde) em mãos, além dos dados pessoais (nome completo, data de nascimento, número de CPF).

Com o acesso no SUS você poderá imprimir o seu cartão do SUS de novo, sendo essa a sua segunda via do cartão do SUS.

Segunda Via do Cartão do SUS – saiba como tirar!

Cartão do SUS na palma da mão

Outra opção para quem quer imprimir a segunda via do cartão do SUS é baixar o aplicativo digiSUS, que é do Ministério da Saúde e permite ao cidadão ter acesso a todas as informações cadastradas no SUS.

Então, com o app você não precisa imprimir a segunda via do cartão do SUS porque os dados estarão constados no seu celular e você poderá saber sobre as consultas feitas e agendadas, as filas de espera, o atendimento, entre outras informações.

Inclusive, com o aplicativo o usuário poderá ver as informações sobre os medicamentos adquiridos na rede da Farmácia Popular, com detalhes como as receitas indicadas pelos médicos e a posologia dos remédios. O aplicativo é gratuito.

Da redação