Score do MEI ou ME – aprenda a consultar o score da sua empresa

É possível consultar o score da empresa gratuitamente. Essa é uma informação muito importante que poucas pessoas consideram, apesar de ser bastante fundamental para que a saúde financeira da empresa vá bem, assim como para o seu bom desenvolvimento.

O microempreendedor individual (MEI), assim como o microempresário (ME), pode fazer a consulta online do score financeiro da empresa para verificar a real situação em que ela se encontra no mercado financeiro – se está no vermelho, no azul, com dívidas, se é boa pagadora e assim por diante.

Score do MEI ou ME – aprenda a consultar o score da sua empresa

O que é o score?

Antes de descobrirmos o score da empresa vale a pena relembrar que o score é uma pontuação de 0 a 1 mil que indica como o mercado enxerga as empresas. Quanto maior a nota, quer dizer que melhor a empresa está do ponto de vista financeiro.

Não é muito difícil encontrar alguém que teve a contratação de algum serviço financeiro em seu nome negada mesmo sem ter dívidas pendentes. Isso acontece justamente por conta da pontuação apresentada no score, que leva em consideração vários fatores para ser calculado.

Score financeiro é essencial para uma boa reputação

O score vai auxiliar na liberação do crédito tanto para sua empresa quanto para você, já que você é o responsável por ela. Quanto maior sua pontuação, maior seu score e sua chance de conseguir um crédito com alguma empresa parceira do Serasa Empreendedor, por exemplo.

É muito importante ressaltar que quem nega o crédito a determinado consumidor não são os órgãos de proteção ao crédito. Estes são apenas intermediadores de informações requisitadas pelas empresas na hora de conceder ou não determinado serviço ou linha de crédito.

Com uma alta pontuação, é possível ter benefícios

Caso os dados coletados levem ao entendimento que é uma boa ideia liberar fundos para determinado indivíduo, haverá a liberação. Do contrário, diante de um possível risco de inadimplência, com certeza a empresa ou instituição não terá muita confiança em prosseguir com a negociação.

Portanto, é sempre bom ver como o mercado enxerga o perfil financeiro de um indivíduo, principalmente após ele se tornar um microempreendedor individual. Isso garante uma bom pacote de benefícios em serviços. Então, vamos à prática!

Quem coleta as informações dos cidadãos?

Para realizar este levantamento sobre o perfil financeiro dos brasileiros, algumas instituições são acionadas. Entre elas, podemos citar o SERASA Experian, SPC e SPC Boa Vista. Com a coleta das informações necessárias, é feito um cálculo de estatística.

Pode até parecer estranho ter tantas organizações engajadas com informações sobre suas finanças. No entanto, não é preciso se preocupar: a obtenção desses dados é totalmente legal e apenas algumas empresas podem ter acesso a elas.

Além disso, o score financeiro só é utilizado diante de apenas uma situação: para analisar o crédito de um cliente ou parceiro. Isso provoca uma restrição a mais em seu uso, além de dificultar o acesso. No momento em que os dados são fornecidos a certas empresas, tudo é feito de forma confidencial.

Por que consultar o score da empresa

Ao consultar online e gratuitamente o score de uma microempresa, o responsável por ela pode saber como o mercado financeiro vê aquela organização. Então, após isso, conforme o resultado será possível tomar uma série de atitudes.

Em caso positivo ao score, o empreendedor fica sabendo que poderá investir na compra de novos equipamentos, na reposição insumos ou solicitar o empréstimo para custear a manutenção de equipamentos da empresa, por exemplo.

Conseguindo alcançar uma pontuação alta, a probabilidade de ele conseguir isso em qualquer banco tradicional é muito grande.

Serasa pode auxiliar para o aumento do score

Já para os casos em que o score financeiro é baixo, o microempreendedor individual já fica ciente de que será preciso pagar as contas para ficar em dia, além de relembrar se está devendo para alguém. Ao descobrir isso, atitudes poderão ser tomadas para que a dívida seja renegociada, por exemplo.

Nesta tarefa, várias posições podem ser tomadas. Afinal, é preciso considerar que o próprio Serasa pode ajudar nisso, já que tem muitos parceiros.

Agora, que você já notou a importância de fazer essa consulta, até mesmo porque ela é gratuita, confira quais os passos para acessar a página e consultar o score da sua empresa agora mesmo.

Consultar o score da empresa

O 1º passo é entrar no site do Serasa Empreendedor. Lá tem de tudo um pouco, inclusive coisas que são importantes para o MEI e o ME: solução de crédito para MEI ou ME, por exemplo. Este é apenas um dos vários serviços que são apresentados pelo Serasa.

Então, o interessado faz o cadastro para descobrir o score da empresa. E isso é bem simples de ser feito, seguindo o passo a passo do site e informando dados como CNPJ da empresa e o endereço. Também será necessário informar o CPF do cidadão que é responsável pela empresa.

Acesso a outros dados relevantes

Após realizar o cadastro e entrar no site com o login e senha, você irá conseguir ver mais informações sobre a consulta do seu score, como: saber a pontuação do score da sua microempresa e também dos seus clientes, variável para aprovação de crédito e apoio na negociação com parceiros e fornecedores.

Vale ressaltar que todas essas informações são disponibilizadas ao empreendedor de forma totalmente gratuita. Por isso, você não deve deixar de se informar a respeito disso de tempos em tempos.

O que pode influenciar na pontuação

Além de sempre estar atento à sua reputação financeira, também é necessário tomar alguns cuidados para que o score não entre em decadência. Diferente do que muita gente pensa, não são apenas as dívidas que influenciam no bom desempenho do cálculo.

Por isso, fizemos uma lista com três aspectos que devem ser levados em consideração e você provavelmente não sabia. Confira!

  • Histórico de consultas anteriores: a quantidade de vezes que o seu score é consultado pelas empresas pode influenciar negativamente em sua reputação. Uma alta frequência de consultas dá a entender que você está acumulando muitos compromissos financeiros e, provavelmente, não terá condições de honrar com um novo.
  • Constante mudança de números de telefone: quando o seu score vai ser calculado, as instituições de proteção ao crédito utilizam as informações de cadastro que você concede às lojas que frequenta. Quando os dados são comparados e há incompatibilidade no número de telefone, isso causa uma má impressão. A mensagem que fica é que você não quer ser achado caso não seja fiel aos seus pagamentos.
  • Troca de endereço residencial frequente: seguindo a mesma ideia do número de telefone, ter diferentes endereços cadastrados por aí não causa uma boa impressão na hora de fazer o cálculo do seu score.