Veja como sacar o FGTS inativo em 2019

Você que está há mais de 3 anos desempregado ou que está há 3 anos trabalhando de maneira informal (sem carteira assinada), sabia que pode ter direito ao saque do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço?

A ideia deste conteúdo é justamente essa falar de alguns direitos que muitas vezes a gente tem e nem sabia que tem. Afinal, essa graninha extra pode ser muito importante na hora de enfrentar esses tempos de crise.

Veja como sacar o FGTS inativo em 2019 1

Qual é a regra?

Todo trabalhador que fica fora do regime de trabalho ou do FGTS por 3 anos consecutivos poderá resgatar o saldo do FGTS inativo e isso é possível a partir do primeiro dia do mês do seu aniversário.

Em resumo, se você ficou 3 anos sem trabalhar com carteira assinada e você contribuiu antes desses 3 anos com o FGTS, você pode ter direito a receber o benefício, que funciona como uma poupança forçada.

E você começa a receber ele a partir do mês do seu aniversário!

Como sacar?

Agora, vem a pergunta principal, como é que faz para sacar o FGTS?

O trabalhador deve estar munido de documentos que comprovam que ele trabalhava com a carteira assinada.

Então, pega o papel e anota aí quais são esses documentos que você vai precisar se você se enquadra nessa situação:

  • Carteira de Trabalho,
  • CPF Original,
  • Número do seu PIS, se você tiver o cartão do cidadão.

É importante separar também a cópia da rescisão do seu contrato de trabalho.

Depois você vai preencher um formulário próprio e comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável pelos pagamentos de vários programas sociais como o FGTS.

Os critérios

Também será importante ficar atento aos 2 critérios que já até falamos aqui!

Você tem que ter 3 anos sem movimentação na conta do seu fundo de garantia.

E, claro só vai na Caixa a partir de quando der 3 anos e depois que dê a data de seu aniversário.

Por exemplo: vamos supor que o empregado desde 1º de janeiro de 2016 não recebe depósitos na conta do FGTS. Sendo assim, vamos supor também que além disso tudo ele faz aniversário no mês de julho.

Desse modo, ele só poderá requerer o recebimento do saldo do FGTS junto à Caixa a partir de 1º de julho de 2019. Entendido?

O importante é considerar que tem que esperar chegar o seu aniversário para aí sim, você sacar!

Em caso de dúvidas 

Se você pode ou não sacar o FGTS e se você tem alguma outra dúvida sobre o benefício, saiba que ninguém melhor do que algum funcionário da Caixa Econômica Federal para lhe passar as informações do programa.

Você pode ligar no seguinte número: 0800-726-0101 ou se preferir você pode até uma agência da Caixa Econômica Federal mais próxima e lá você leva os seus documentos e vai ser analisado.