5 motivos para usar os robôs nos seus investimentos

Você sabe o que são os robôs de investimentos? São formas práticas e objetivas de se investir na bolsa de valores de forma “automática”. E, acredite: há muitos bons motivos para ter um robô de investimento.

Abaixo, nós separamos 5 desses principais motivos, que formam também as características principais dessa tecnologia, que está em alta em todo mercado. Confira, entenda e comece a pensar mais sobre essa possibilidade.

5 motivos para usar os robôs nos seus investimentos 1

Ah, para quem não sabe, atualmente, existem muitos robôs por aí. E, depois que decidir ter um, a saída é buscar o que é melhor para você.

1 – Praticidade para o Uso

O primeiro bom motivo que se tem para investir em robôs de investimentos é que eles são práticos. Mesmo porque eles usam parâmetros de execução de ordens de compra e venda dos seus ativos.

Aí, você não perde tempo.

Além disso, quanto se tem uma oscilação no mercado, o algoritmo entende o que acontece e faz isso em menos tempo do que você faria, se estivesse procurando as oscilações manualmente.

2 – Avisos de Negociação

Agora, se você se assustou com o tópico anterior, fique tranquilo. O robô não vai sair por aí comprando tudo que acha que tem que comprar, tá bom?

Você pode usar um código de programação que, ao invés de simplesmente dar uma ordem de compra ou venda do seu papel, ele te avisa sobre isso.

Aí, é você quem decide o que fazer. Você pode aceitar ou não. Afinal, você é quem manda nos seus papéis, não é mesmo? A ideia do robô é automatizar alguns processos lembre-se disso.

3 – Rebalanceamento da Carteira

Outra notícia que é positiva para os robôs é que eles entendem a sua carteira de investimentos. Isso quer dizer que vai saber que se você é conservador, vai ter 80% em renda fixa e 20% em renda variável.

Aí, o que acontece é que se essas parcelas variarem de um mês para outro, o robô vai buscar a melhor adequação dos seus investimentos, com base no seu perfil de investimento.

A ideia é sempre manter 80% e 20% para conservadores, por exemplo.

4 – Especialista em Investimentos

Outra vantagem é que o robô é um especialista em investimentos financeiros, como você já deve ter imaginado, não é mesmo?

Na verdade, não é bem assim. Mas, de fato, há sim um especialista por trás do robô, que testou as funções dele, por exemplo.

Agora, claro que quanto mais você souber dos investimentos, melhor porque você poderá entender o que o robô está indicando.

5 – Decisões Racionais

Por fim, ainda que isso não seja inteiramente um ponto positivo, também temos que destacar que o robô é um robô, portanto, ele pensa sempre de forma racional e nunca de maneira emotiva.

Assim, você vai precisar ver por fora o mercado. Nem sempre ele vai entender quando a bolsa está com muito sobe e desce e os motivos para isso.

Você sabe que na bolsa de valores, o anúncio de um presidente pode mudar tudo, né? E o robô não é capaz de sentir isso. Afinal, ele é objetivo e racional. Aí, a missão fica por sua conta.