Saiba quais são os riscos de se investir na LCI da Caixa

A LCI é a Letra de Crédito Imobiliário. E ela tem uma grande vantagem para a maioria dos outros investimentos de renda fixa disponíveis no mercado: é isenta de Imposto de Renda.

Por outro lado, geralmente, os valores iniciais para investimentos são considerados altos, partindo de R$ 20 mil na maioria dos bancos. Agora, e quanto aos riscos da LCI? Abaixo, fizemos um texto mostrando os principais riscos da LCI na Caixa.

ANÚNCIO

Considerando que a LCI da Caixa é remunerada com base em uma porcentagem do CDI. E o CDI, por sua vez, é uma taxa interbancária que sempre fixa bem próxima à taxa de juros básica da economia, a Selic.

Os riscos de investir na LCI da Caixa

Como toda Letra de Crédito Imobiliário, a LCI da Caixa Econômica Federal também tem 2 riscos. E, claro que dá para considerar que estamos falando do maior banco público do país. Mas, os riscos existem e precisam ser ditos aqui.

1 – Risco de Liquidez

O risco da liquidez é aquele risco que acontece quando a gente precisa do dinheiro antes do vencimento do investimento.

ANÚNCIO

A LCI, exceto quando vem contratada de forma diferenciada, não tem liquidez até o seu vencimento. Isso quer dizer que se você tirar o dinheiro antes do prazo final você pode ter perdas ou, no mínimo, deixar de ganhar tudo que poderia.

Assim sendo, considere que a gente que investe na LCI da Caixa só deveríamos retirar o dinheiro após o vencimento. Isso para que tenhamos direito à todos os juros pagos pelo banco, conforme o contrato.

Agora, se você vai fechar a sua conta, por exemplo, também existem a opção de transferir os títulos para outro titular. Claro que isso é totalmente burocrático, mas tem jeito.

ANÚNCIO

2 – Risco de Crédito

A LCI da Caixa também tem o risco de crédito, que nada mais é do que os casos onde o banco entra em estado de falência ou, simplesmente, quebre.

Claro que estamos falando de algo que é bem difícil de acontecer aqui no Brasil, ainda mais em se tratando da Caixa. Mas, como é risco, temos que citar.

O que é preciso saber é que nesse caso existe o FGC, que é o Fundo Garantidor de Crédito. Ele é uma espécie de seguro que a gente, investidor, temos. Portanto, a regra é: valores de até R$ 250 para cada CPF em cada banco são assegurados.

Se você tiver um patrimônio que vai até esse valor, ok, não tem risco de crédito porque tem a cobertura do FGC. Mas, se tem mais dinheiro do que isso, aí você corre o risco de perder uma parte do patrimônio. 

Como investir na LCI da Caixa

Não é muito difícil investir nessa opção na Caixa. Se você é uma pessoa física, tem mais de 18 anos e tem o valor disponível já pode fazer isso. Lembrando que a Caixa exige que seus investidores sejam seus clientes, portanto, é preciso ter uma conta corrente ativa por lá.

Se você ficou interessado e quer saber mais, consulte a página da Caixa, que fala das LCIs.

Não há posts para exibir