Tem uma verdade que ninguém te conta sobre a reserva para o longo prazo…

Você sabe o que é uma reserva de emergência para o longo prazo. Não sabe? A gente sempre tem falado disso por aqui e você também deve ter vistos vídeos no Youtube de especialistas comentando o assunto.

Mas, alguém já te falou sobre a importância da reserva de emergência como investimento de curto prazo? É por isso que o assunto de hoje é tão interessante e você não deve perder por nada!

Tem uma verdade que ninguém te conta sobre a reserva para o longo prazo...

Entendendo o curto prazo

Vamos já começar entendendo que no curto prazo, aquele investimento que você tem, pode ser resgatado a qualquer momento.

Então, é melhor que ele fique disponível e seja conservador, líquido e seguro. Concorda?

Só que na verdade, o que acontece? A reserva de emergência, apesar de ser realmente montada para o capital de curto prazo, ela tem característica de um longo prazo.

Ficou confuso? Vamos explicar!

A reserva para o longo prazo

O ideal é que o investidor tenha uma reserva de emergência durante toda a vida.

Então, se você pensar nesse contexto, você vai ver que o posicionamento da reserva de emergência é de longo prazo, o que não significa que você sempre vai usar ou nunca vai usar reservas de emergências.

Em vários momentos você pode precisar, depois você recompõe, até aí tudo bem.

Mas, a reserva de emergência é parte da sua carteira de investimentos e deve ser entendida também como investimento de longo prazo.

Porque ela vai te ajudar nas necessidades de curto prazo. Então, essa seria uma visão mais correta sobre uma reserva de emergência.

Para o longo e curto prazo!

A reserva vai compor o seu principal investimento.

Ela é o total de montante que você está acumulando ao longo tempo.

Ela faz parte do seu planejamento de longo prazo sem qualquer dúvida!

Entende isso?

Ao tomar uma decisão de reserva de emergência, a gente vai montar ela primeiro, mas o nosso intuito é que ela exista para sempre. Não é verdade?

E isso é uma característica de longo prazo!

Outros investimentos?

Esse é um tabu que a gente precisava quebrar, por que muita gente acha que superou a reserva de emergência e agora vai para um outro investimento financeiro.

Uma reserva de emergência está dentro da sua carteira de aplicações e vai ficar eternamente para você.

Então, você pode trabalhar o conceito da reserva de emergência não como uma reserva apenas de emergência, mas como uma reserva de mobilidade.

Isto é, como algo capital disponível e não que vai ser usado necessariamente.

Por que pensar assim?

Você pode ter investimento que vai ficar 30 anos na reserva de emergência e o que acontece é que você vai ter menor pontuação e os benefícios desse investimento.

Sendo que ele vai ser de longo prazo, toda forma vai sempre existir.

Então, essa é uma ótima ideia para entender que a reserva de emergência apesar de ter uma locação de curto prazo, ela não é feita para ser eliminada do longo prazo também.

A reserva de emergência é formação de patrimônio de longo prazo, tanto quanto qualquer outro investimento que você faça.

Então, não negligencia a reserva de emergência, combinado?