Aprenda as regras básicas para visitar um recém-nascido

Vai visitar a mamãe de um recém-nascido? Não tenha tanta pressa! Pense antes nas regras básicas para visitar um recém-nascido para que você possa visitá-los com toda a segurança possível. 

Ao fazer isso, você evita cometer alguma gafe ou erro, e, desse modo, a sua visita pode ser muito mais agradável para todos. Afinal, quem quer incomodar uma família neste momento tão delicado?

Então, vamos ver as regras básicas para visitar um recém-nascido que você não pode, de modo algum, deixar de conhecer! Confira na continuação deste artigo.

Aprenda as regras básicas para visitar um recém-nascido
Foto: (reprodução/internet)

1. Ligue antes e combine tudo!

Um parto não é uma coisa simples, pois ele exige muito da mãe. Então, não há nada mais normal para uma mãe do que querer descansar depois deste momento. Portanto, se você visitá-la, ligue antes e pergunte se ela se sente confortável com a visita.

Isso depende muito de mãe para mãe. Algumas vão se sentir melhor com visitas e outras sem. De todo modo, perguntar não faz mal algum e é um ato de educação totalmente necessário.

2. Evite perfumes fortes

Quando o bebê nasce, ele está se acostumando ainda ao ambiente externo, sendo muito sensível a qualquer estímulo. Se você chegar perto de um recém-nascido com um perfume forte, isso com certeza irá fazer com que ele o estranhe.

Imagine você ir fazer uma visita e acabar fazendo o bebê chorar por conta do seu perfume. Seria, sem sombra de dúvida, algo muito desagradável.

3. Não vá fazer visita doente

Como já falamos, o bebê ainda está se acostumando com mundo externo ao corpo da mãe, e isso inclui também o seu sistema imunológico. Se você for fazer uma visita, garanta que não esteja gripado, com conjuntivite ou com outra doença infecciosa.

Isso, além de ser uma falta de educação, pode prejudicar muito a saúde do bebê. Em vista disso, mantenha-se longe dele se não estiver com os anticorpos em dia!

4. Não demore na visita

Você já deve ter tido uma visita que não ia embora de jeito nenhum e sabe qual é o sentimento. É muito ruim ver que a pessoa não entende que as outras pessoas têm mais o que fazer além de ficar dando atenção para uma vista.

Isso se agrava quando nós estamos cansados, pois temos menos paciência para aturar a visita. Como, por exemplo, uma pessoa que acabou de ter um bebê, que, provavelmente, passou a noite em claro, junto com o pai da criança, à espera do parto. 

5. Não peça para acordar o bebê

Sim, há pessoas que pedem para acordar o bebê só para elas o verem acordado. Se você era uma dessas pessoas, nem pense em continuar com isso. Há bebês que demoram a dormir, então, pedir para acordá-lo não é, de forma alguma, uma boa ideia.

6. Não peça para pegar o bebê se a mãe não oferecer

Bebês são as coisas mais lindas do mundo, e não há dúvidas disso. Contudo, além de lindos, são igualmente frágeis. Por esse motivo, muitas mães não gostam de deixar outras pessoas pegarem os seus bebês logo depois de nascerem.

Isso é a coisa mais normal do mundo, porque está no DNA da mãe proteger o bebê. Diante disso, não peça para mãe para pegar o bebê. Se ela quiser que você segure o pequeno, ela irá oferecer!

Aprenda as regras básicas para visitar um recém-nascido
Foto: (reprodução/internet)

7. Não leve crianças

As crianças, como todos nós, adoram ver bebês. Contudo, ao mesmo tempo, elas são muito barulhentas e podem incomodar o recém-nascido. Por isso, se suas crianças são muito barulhentas, não as leve para ver o bebê até que esteja mais velho.

8. Não fale demais

Nós já mencionamos que os pais, depois que o bebê nasce, tentam, o máximo possível, recarregar suas energias. Isto posto, é normal que não estejam dispostos a ouvir uma pessoa falando sem parar, porque isso é bastante cansativo.

Então, quando for fazer visitas, não faça monólogos. Fale somente o necessário e deixe para colocar a conversa em dia em uma outra oportunidade.

9. Limpeza é essencial

Se está indo visitar um recém-nascido, tome um banho e, quando chegar na sala, passe álcool em gel nas mãos. Faça o possível para não emitir odores que incomodem o bebê ou os pais.

10. Sem palpites

Há pessoas que amam dar dicas e palpites, principalmente as mães já experientes. Contudo, se o casal não tiver pedido, evite dar vários palpites e dicas. Desse modo, você não será cansativo, e sua visita será muito mais agradável.