Entenda o que é a Recovery, usada para renegociar dívidas

A Recovery é uma especialista focada na recuperação de crédito. A Serasa Experian afirma que é “uma empresa focada em renegociar as dívidas”. Assim, o que ela faz é buscar condições melhores para que os consumidores voltem a ter crédito no mercado financeiro.

Portanto, a Recovery é uma recuperadora de crédito, em poucas palavras. Assim, de modo geral, o que é que faz uma recuperadora de crédito? Ela faz a gestão das dívidas. E essas dívidas, em alguns casos, podem ser compradas por veículos de investimentos, por exemplo.

Entenda o que é a Recovery, usada para renegociar dívidas 1

Dá para comprar dívidas de bancos, de lojas, de cartões de crédito, de operadoras de telefonia e comunicação, de companhias de água e luz, de faculdades e universidades, de imobiliárias e outras empresas, também.

Ainda não entendeu?

Vamos à um bom exemplo. Você já recebeu alguma ligação de cobrança que foi feita por uma empresa que se diz como “recuperadora de crédito”? É bem provável que sim. Mas, se não recebeu ainda, saiba que essas são empresas que são como terceirizadas de outras e são usadas, especialmente, para fazer a cobrança de dívidas.

A Recovery faz exatamente isso. Agora, por que é que a Serasa tem divulgado o trabalho da Recovery? Veja o que esse órgão de proteção ao crédito diz: “se você deixa de negociar dívidas com as recuperadoras, você pode perder uma grande oportunidade para quitar os débitos”.

Para tanto, vale lembrar que ao receber as dívidas, as recuperadoras de crédito se tornam as empresas responsáveis pela negociação com os consumidores. E, por isso mesmo, elas podem te ligar fazendo as cobranças.

Como funciona

É bem provável que você já tenha entendido o que é uma recuperadora de crédito. Mas, vamos considerar que quando o consumidor fica com dívidas, a empresa faz a cobrança. E ela pode, inclusive, negativar o nome do seu cliente. Assim, ele fica restrito no mercado.

Só que com o passar dos anos, a empresa acaba “desistindo” de fazer a cobrança do seu cliente. Isso porque o processo é considerado custoso e trabalhoso demais. Aí, a empresa acaba contratando a recuperadora de crédito.

Logo, automaticamente, o cliente passa a ter uma dívida com essa nova empresa e não mais com a outra, que poderia ser um banco ou uma loja, por exemplo. Agora, a dívida é com a recuperadora de crédito.

E, de modo geral, essas recuperadoras podem trazer melhores condições de pagamento para os clientes. Mas, os consumidores nunca devem aceitar a proposta antes de tomar alguns cuidados, como veremos a seguir.

As fraudes

Agora, não dá para terminar este conteúdo sem dizer com os cuidados que se precisa ter com as fraudes. Porque, obviamente, há pessoas que se aproveitam da situação para dar golpes financeiros.

Uma boa dica é ir atrás da empresa que você tem a dívida para ver se a sua dívida foi passada para outra empresa. Outra coisa é falar diretamente com a recuperadora e buscar informações sobre ela no mercado, para saber se é confiável. No caso da Recovery, o contato é o (11) 4765-8402.