CNH-E – descubra como ter a Carteira Nacional de Habilitação Digital

Há algum tempo atrás era uma conversa comum entre as pessoas a possibilidade de ter uma CNH Digital, que é um documento obrigatório para quem dirige. A facilidade está em não precisa ter o documento impresso.

Com o avanço da tecnologia, isso se tornou possível. E hoje dá para andar de carro ou de moto sem ter o documento impresso – desde que você tenha o app baixado e instalado no seu celular com os dados da CNH validados! Descubra essa nova tecnologia que facilita a vida das pessoas!

CNH-E – descubra como ter a Carteira Nacional de Habilitação Digital 1

A CNH Digital – quem pode ter

Se você é um dos brasileiros que já está com a versão mais recente da carteira nacional de habilitação, que é aquela que vem com o QR Code, pode comemorar. Você está bem perto de ter a sua CNH-E.

Para verificar na sua CNH, considere que o QR Code é aquele código cheio de quadradinhos que serve para uma série de serviços, especialmente no mundo digital. Ele é importante e necessário para ter a CNH Digital.

E quem não tem a CNH Impressa com o QR Code vai precisar esperar uma nova atualização da CNH, como a renovação ou emitir a 2ª via – mas, lembre-se que isso tem custos.

Sendo assim, se você tiver o QR Code você poderá gerar gratuitamente a versão digital do seu documento para poder usar o seu tablet ou no celular, apresentando aos policiais sempre que for solicitado e evitando as multas ou apreensões do veículo.

A CNH Digital – como ter

O mais bacana é que agora você não precisa ir até o Detran da sua cidade para ter a CNH Eletrônica, já que você consegue fazer tudo online, em alguns cliques.

Vale lembrar que você tem que ter a carteira de habilitação do modelo novo e também você precisa baixar o aplicativo da carteira digital de trânsito no seu celular. A regra é ter um aparelho smartphone com sistema Android ou para o iPhone, no iOS.

Depois, é só fazer o cadastro incluindo todas as informações pessoais que são solicitadas e confirmar a informação.

A CNH Digital – benefícios

Vale muito a pena ter a CNH Digital por vários motivos. Por exemplo, você não precisa carregar o documento de papel, já que consegue levar tudo no seu celular – desde que tenha feito o cadastro no app, que é gratuito.

O benefício está muito além da sustentabilidade, já que isso economizará a impressão de documentos, mas também para evitar multas aos esquecidos, que sempre deixam a carteira ou a CNH em casa ou onde vão.

Isso porque é lei no Brasil: dirigir veículos sem a CNH gera multas e apreensão do veículo. Além disso, a CNH é usada como documento pessoal com foto, sendo um identificador pessoal. Mas, por enquanto, a CNH-E está sendo usada apenas para fins policiais e de comprovação do direito de dirigir.