Descubra como tirar o CPF para menores de idade

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) atualmente é um dos documentos mais importantes usados pelas pessoas para vários fins, como na hora de receber alguns benefícios, para embarques em viagens, entre outros compromissos.

Mas, e quem é menor de idade (tem menos do que 16 anos), como faz para tirar o CPF? Será que é preciso que o responsável esteja junto? Quais documentos levar? Onde ir? Confira as respostas e saiba tudo sobre isso.

Descubra como tirar o CPF para menores de idade

Aliás, o CPF é um documento essencial para a realização de uma série de tarefas, além da declaração do Imposto de Renda – seja como titular ou como dependente. É necessário também o CPF para poder abrir conta em banco.

O CPF como documento oficial

Depois de conseguir tirar o CPF, o cidadão recebe um número que o acompanha permanentemente pelo resto da sua vida civil. Isso quer dizer que o CPF é necessário para fazer um monte de coisas.

E também é um número fixo que vai para o resto da sua vida.

Bom, o fato é que as pessoas físicas podem obter o cadastro do CPF pela internet ou em alguns órgãos credenciados pela Receita Federal, como os Correios, as agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, no Ministério do Trabalho, etc.

Então, por esses órgãos credenciados você também consegue tirar o seu CPF.

Valor para tirar CPF

Agora, para quem está fora do país isso pode ser feito em embaixadas e consulados. Vale  lembrar que o serviço é gratuito quando é feito pela internet, mas é cobrado nos locais credenciados. Ok?

Por exemplo, se você for tirar nos Correios ou em bancos é cobrada uma taxa de R$ 7,5. Então, às vezes compensa mais fazer pela internet!

Menores de idade

E para menores de 16 anos, o que é preciso? É preciso apresentar um documento de identidade da pessoa a ser inscrita contendo a naturalidade, data de nascimento e filiação. Por exemplo, a certidão de nascimento seria bastante útil nesse caso.

Além disso, é preciso levar um documento de identificação de um dos pais ou tutor, o guardião e responsável pelo menor, conforme o caso específico.

Tirar CPF pela internet

O serviço online para tirar o CPF é feito na página da Receita Federal e só pode ser usado por quem tem entre 16 anos e 25 anos e possui um título de eleitor regular.

Então, é preciso preencher um formulário com informações pessoais importantes, como o nome completo, a data de nascimento, o nome da mãe, o número do título de eleitor e o endereço.

Já quem vai ao local credenciado, basta levar alguns documentos originais, sendo que também é possível optar pelas cópias autenticadas, além da identidade com foto do título de eleitor ou protocolo de inscrição fornecido pela Justiça Eleitoral.