Qual o investimento mais tradicional para investir dinheiro

Todo mundo que está começando a investir dinheiro ou pensando em economizar dinheiro leva em conta um ponto importante: como fazer isso do jeito certo, mas considerando também um caminho simples. E o resultado é que acabam chegando até a caderneta da poupança.

A poupança é o investimento mais tradicional do mundo e já era usado até mesmo pelos escravos, em bastante tempo atrás. Mas, o que é a poupança? A caderneta de poupança ou simplesmente poupança é uma aplicação de baixo risco, ou seja, um investimento seguro, como diz a Caixa.

Qual o investimento mais tradicional para investir dinheiro 1

Dessa forma, se você vai começar a guardar dinheiro para tirar seus projetos do papel e realizar os seus sonhos no futuro, considere conhecer a poupança, que é uma opção segura e descomplicada e que tem muitas vantagens.

Vantagens da poupança

Ao investir dinheiro na poupança, o interessado tem flexibilidade. Como assim? Ele pode fazer depósitos em qualquer dia do mês, sem limite de valor e o dinheiro já começa a render nas próximas horas.

Ele também tem mais comodidade, ao passo que é possível movimentar a conta e ver o saldo ou rendimentos pelo internet banking, disponível no computador e no celular, além do acesso presencial nas lotéricas e nas agências da Caixa.

Praticidade! Essa é outra vantagem da poupança, já que todo consumidor pode resgatar seu investimento sempre que desejar, sem burocracia ou sem ter que avisar o banco com antecedência. Logo, os rendimentos são creditados mensalmente a cada dia limite e não é descontado IR.

Outro diferencial é que a maior parte dos bancos fazem o que é chamado de poupança integrada, que são integradas às conta correntes e permitem melhor acesso na hora de fazer aplicações ou transferências entre as contas.

A poupança como reserva de emergência

Agora, tem outra vantagem de investir dinheiro na poupança: ela tem uma função da chamada reserva de emergência. Mas, o que é reserva de emergência? É o local onde você vai colocando seu dinheiro para quando acontecimentos emergenciais surgirem.

Então, lá estarão depositados os recursos mais urgentes, como para a troca do carro que é usado para o trabalho ou em casos de doenças grave, por exemplo. A poupança é ideal para que se precisa usar o dinheiro para qualquer emergência.

Assim sendo, nada melhor do que a poupança para ser utilizado como reserva de emergência. E isso se explica porque a poupança tem uma liquidez muito grande. Então, se você quiser colocar um dinheiro para reserva de emergência, coloque lá e você pode sacar quando quiser.

Como abrir uma conta poupança?

Cada instituição financeira exige um tipo de documento para abertura da conta poupança. No caso da Caixa, não são cobrados valores iniciais e os documentos exigidos são os pessoais e de comprovação de residência, considerando que não é preciso pagar taxas mensais e nem anuais.

Mas, após a abertura, existem recomendações, como: usar a conta apenas para economias e não para movimentação mensal, já que nesse caso, o mais recomendável é a abertura de uma conta bancária corrente, que pode ser isenta de taxas em bancos digitais.