Qual a idade mínima para tirar RG e CPF – e como fazer isso!

Qual a idade mínima para tirar RG e CPF? Descubra essa resposta e saiba também como é possível tirar o RG e o CPF do jeito mais fácil nos dias de hoje, que possui diversas maneiras de agilizar o processo, como nos “Poupatempos”.

Hoje, no Brasil, não existe uma idade mínima para que uma pessoa possa tirar uma carteira de identidade (RG) ou um CPF. Qualquer um, até mesmo recém-nascidos, pode tirar esses documentos. Se até um recém-nascido pode tirar esses documentos por que ele precisaria deles?

Qual a idade mínima para tirar RG e CPF – e como fazer isso!

Por que ter o RG/CPF?

Em diversos casos esses documentos podem se fazer necessários. Muitos planos de saúde, por exemplo, só aceitam a inclusão da criança no convênio com um número de CPF. A declaração do imposto de renda também exige que os filhos tenham CPF.

E, apesar de a maioria das companhias aéreas aceitarem a Certidão de Nascimento como documento de identificação para crianças, uma boa parte delas aceita apenas o RG.

Além disso, é muito mais prático ter um RG caso seja necessário fazer uma consulta médica, viajar, entre diversas outras situações.

Como tirar CPF

Para tirar o CPF, pessoas com mais de 16 anos podem comparecer à uma agência dos Correios portando RG e Certidão de Nascimento e título de eleitor. O procedimento custa R$ 7 e pode ser feito pela própria pessoa, sem a necessidade de assinatura dos pais ou responsáveis.

Para menores de 16 anos, os pais, tutores ou responsáveis precisam representar o adolescente com procuração registrada em cartório e ele não pode assinar a procuração. Além disso, os responsáveis precisam apresentar seus documentos: RG, CPF, Título de eleitor…

Como tirar RG

Para tirar o CPF precisa do RG, certo? Então, como tirar o RG? Para solicitar o RG, o maior de 16 anos deve procurar o órgão responsável pela emissão desse documento na sua cidade, com os documentos necessários em mãos.

No geral, são solicitados: Certidão de Nascimento e uma cópia simples(em caso de falta da original pode ser apresentada uma cópia autenticada) e duas fotos 3X4 iguais e de frente, para solteiros.

Para mulheres ou homens casados, viúvos, divorciados e casados no exterior com legalização no Brasil, é necessário apresentar certidão de casamento e uma cópia(em caso de falta da original pode ser apresentada uma cópia autenticada).

No entanto, como a emissão da Carteira de Identidade é uma responsabilidade dos estados, os documentos que precisam ser apresentados podem variar. Por isso, o ideal é entrar em contato com o órgão emissor do seu estado para saber mais sobre a documentação necessária.

Menores de 16 anos

Para menores de 16 anos, é necessário comparecer no órgão emissor com um dos pais, e com os documentos falados acima. A mãe ou o pai precisa estar munido de documento de identificação original.

Alguns pontos de emissão, como o Poupatempo, por exemplo, permitem que o menor de 16 anos compareça ao posto sem a presença dos pais, mas com os documentos originais deles e o formulário de “Autorização” devidamente  assinado.