Programa de Cisternas: quais os benefícios

Que a água é um direito de todos, a maioria das pessoas já sabem. Porém, o que poucos sabem é que é possível receber um benefício do governo em caso de situações de seca. Saiba como se cadastrar no Programa de Cisternas.

A inscrição no Programa de Cisternas traz benefícios como a instalação de cisternas, que funcionam como grandes Caixas de Água e que torna possível o consumo próprio assim como o aumento da renda da família em caso da venda de produtos agrícolas.

O custo total avaliado em cada cisterna fica entre R$ 3 mil e R$ 10 mil, sendo que é totalmente pago pelo governo. Saiba se a sua família pode participar do Programa de Cisternas e como é possível se inscrever.

Programa de Cisternas – o que é

O Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais (Programa Cisternas) é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e é regulamentado pela Lei 12.873/2013.

E para se inscrever no Programa de Cisternas é preciso ser de família rural de baixa renda e que tenha sido atingida pela seca ou pela falta regular de água, ao passo que as famílias também devem estar inscritas no Cadastro Único.

É importante considerar também que o Semiárido Brasileiro é uma área que tem prioridade no Programa de Cisternas. Isso porque a ideia do programa é reestruturar famílias para promover a convivência com a falta de água e também, consequentemente, da chuva.

Então, por que se inscrever no Programa de Cisternas? O programa foca em tecnologia de cisternas com placas, reservatórios e outros itens que armazenam água da chuva para o uso durante 8 meses mais críticos nas regiões.

Programa de Cisternas – benefícios

O programa de Cisternas foi criado em 2003 e desde então trouxe o beneficio social para mais de 4 milhões de famílias de baixa renda, já que o foco principal é os agricultores que sofrem com a falta de água.

Portanto, ao se cadastrar no Programa de Cisternas, as famílias passam a armazenar água para produzir alimentos e para o consumo próprio e isso traz uma segurança alimentar, já que é possível guardar mais de 50 mil litros de água.

Como consequência, os alimentos que não são consumidos podem ser vendidos em feiras ou Programas de Aquisição de Alimentos auxiliando na renda da família. O cadastro no programa de Cisternas também vale para escolas em situações de pobreza e em regiões de seca.

Podemos citar ainda como benefício do Programa de Cisternas a tecnologia social, que faz com que quem se cadastrar no Programa de Cisternas tenha uma mão de obra usada pelos moradores locais.

Programa de Cisternas

Cadastro no Programa de Cisternas

Para se cadastrar no Programa de Cisternas, a melhor alternativa é procurar as áreas relacionadas e representativas do Ministério do Desenvolvimento Social da sua cidade, que normalmente são os CRAs.

Eles vão indicar se a sua cidade é considerada em situação de seca e de pobreza, que é o 1º requisito para se inscrever no Programa de Cisternas. Após isso, o cadastro no Programa de Cisternas acontece por meio de uma seleção do Comitê do Programa.

Da redação