Educação: Conheça o Programa Brasil Carinhoso

O Programa Brasil Carinhoso é do governo federal e tem a ver com a disponibilização de recursos financeiros para crianças e creches com foco na educação infantil. Mas, você sabe como se cadastrar no Brasil Carinhoso?

Com o cadastro no Brasil Carinhoso, as famílias poderão receber recursos que são disponibilizados juntamente com o programa Bolsa Família e, por isso, seguem o calendário de pagamento do Bolsa Família.

Descubra como se cadastrar no Brasil Carinhoso e quais os valores referentes ao pagamento do benefício que é pago mensalmente aos beneficiários.

Brasil Carinhoso – o que é

O Programa Brasil Carinhoso é uma transferência automática de recursos que devem ser usados para custear as despesas com manutenção e o desenvolvimento da educação infantil. Tais ações devem ser destinadas aos cuidados com as crianças, segurança alimentar, entre outros.

Então, saiba que para solicitar a participação no Brasil Carinhoso é preciso cumprir alguns requisitos. Por exemplo, os recursos são destinados a crianças que tem até 48 meses de vida, isto é, 4 anos e que estejam em creches conveniadas ao poder público.

Além disso, o cadastro no Brasil Carinhoso depende também do cadastro ativo e válido no Programa Bolsa Família (e, consequentemente no Cadastro Único). Na teoria, o dinheiro é enviado às cidades que informam dados do censo escolar do ano em destaque.

Quando a família é aprovada no Brasil Carinhoso, ela recebe uma notificação da inclusão do benefício no Programa Bolsa Família, com o valor que será incluso no próximo calendário de pagamento do benefício.

Valor do Brasil Carinhoso

O valor do Brasil Carinhoso vai depender da faixa de renda de cada família, que deve ter renda inferior a R$ 70 por mês. Como calcular o valor do Brasil Carinhoso? O valor repassado pelo programa tem como base os R$ 32.

Só que o valor do Brasil Carinhoso exato pode variar conforme as características de cada família e também da análise dos órgãos públicos. O que é importante considerar é que o programa é adicionado ao recurso que é pago no Bolsa Família.

Logo, o valor do Brasil Carinhoso pode ser recebido junto com o calendário de pagamentos do Bolsa Família, sendo que no extrato desses pagamentos será possível consultar qual valor se refere a qual programa.

Educação: Conheça o Programa Brasil Carinhoso

Pagamento do Brasil Carinhoso

De maneira geral, os recursos são repassados às cidades em 2 parcelas, sendo que o cálculo usa 50% do valor anual mínimo para cada matrícula das creches públicas e conveniadas. Sendo que a informação é do Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

Na hora de receber o Brasil Carinhoso, saiba que o saque vai acontecer com o Cartão Bolsa Família, portanto, a melhor saída é consultar o calendário de pagamento do Bolsa Família, conferindo o número do NIS (Número de Identificação Social).

O pagamento do Brasil Carinhoso poderá ser feito em casas lotéricas, agências da Caixa Econômica Federal, caixas eletrônicos do banco e também nas unidades do Caixa Aqui.

Da redação