Problemas de amamentação: como impedir que seus seios vazem

A gravidez é o momento em que o corpo da mulher passa por inúmeras transformações. Essas alterações persistem mesmo após o nascimento da criança gerada, o corpo que foi preparado para dar suporte a essa nova existência enfrenta desafios diários.

Um desses desafios se dá pelo vazamento de leite que pode ocorrer durante o início do período de amamentação. Muitas mães buscam informações para conseguir evitar que suas roupas fiquem molhadas durante o início de suas jornadas na maternidade.

Pantys lança o primeiro sutiã absorvente de amamentação do mundo
Fonte: reprodução/internet

Benefícios do aleitamento materno

Muito se escuta sobre as vantagens da amamentação, mas será se de fato sabemos quais são esses benefícios? A fase inicial da vida exige cuidados específicos, como a inserção do leite materno na dieta dos recém nascidos, o aleitamento pode ajudar inclusive as novas mães.

Problemas de amamentação: como impedir que seus seios vazem
Fonte: reprodução/internet

Existem dezenas de estudos responsáveis pela averiguação dos efeitos do aleitamento durante a primeira infância. Contudo, pouco se sabe sobre as vantagens da prática para quem amamenta, veja a lista com os benefícios do aleitamento para as mães:

  • Ajuda a estabelecer vínculos profundos;
  • O aleitamento estimula o útero a retornar ao seu tamanho normal;
  • A amamentação pode ajudar a reduzir as chances de cânceres nos ovários e nas mamas;
  • Acelera a persa de peso;
  • Reduz a chance de doenças cardíacas;
  • Ajuda no combate a osteoporose;
  • Reduz o sangramento que ocorre pós-parto.

Benefícios da amamentação para as crianças

As crianças que são alimentadas com o leite materno acabam desenvolvendo mais rápido e de maneira mais completa suas faculdades físicas e mentais. Saiba agora quais são as vantagens de introduzir este primeiro alimento nos recém nascidos:

  • Assim como para as mães, ocorre o estabelecimento de vínculos afetivos;
  • Reduz cólicas e ajuda no processo digestivo;
  • Estimula a mente e a inteligência das crianças;
  • Reduz a incidência de doenças como linfomas e a doença de Crohn;
  • Reduz diarreias e alergias;
  • Fortalece e estimula a arcada dentária.

O que provoca o vazamento de leite materno

O organismo humano varia muito e por isso nem todas as mães estão sujeitas a esse episódio. Contudo, é normal que a maior parte delas enfrente o vazamento de leite durante os primeiros dias de vida de suas crias ou até mesmo alguns dias antes do nascimento dos bebês.

Problemas de amamentação: como impedir que seus seios vazem
Fonte: reprodução/internet

Alguns fatores podem provocar esse vazamento, vale a pena conferir qual é o fator que provoca o escape do leite materno. Vale ressaltar que o líquido é o principal alimento de crianças durante sua fase inicial de vida. Confira a seguir os fatores que provocam o vazamento:

  • Produção de leite superior à demanda da criança;
  • Elevação da produção de leite ao ouvir a criança chorar;
  • Elevação da produção de leite causada pelo hormônio “ocitocina” liberado durante relações sexuais;
  • Banhos quentes e o calor podem ocasionar os vazamentos.

Saiba como evitar o vazamento dos seios

Algumas mulheres podem acabar constrangidas ao verem suas mamas escorrendo leite em horas “indevidas”. Por isso é importante saber como evitar que os seios vazem  em demasia, existem algumas dicas e truques que podem evitar esses episódios na rua ou mesmo no dia-a-dia.

Problemas de amamentação: como impedir que seus seios vazem
Fonte: reprodução/internet

Em primeiro lugar é importante que as mães de primeira viagem, que nunca passaram por situações como esta, entendam de uma vez que esse acontecimento é natural. É normal que em algum momento a produção de leite seja maior do que a necessária e por isso o líquido pode acabar vazando dos seios.

Existem alguns truques que podem ser utilizados para tentar prevenir que esses vazamentos ocorram na rua, deixando roupas marcadas e molhadas, confira os próximos tópicos para saber como lidar quando isto vier a ocorrer.

Concha de amamentação

A concha de amamentação foi criada para ajudar as mães a prevenir situações como esta. As conchas são utilizadas para conter o líquido excedente, em formato de concha, elas são acopladas nos seios e coletam em seus recipientes o leite vazado. É importante manter a higiene e a desinfecção constante desses objetos.

Absorvente para seios

Estes absorventes foram especialmente desenvolvidos para serem utilizados na região dos seios. Diferente da concha que pode ser utilizada por um dia inteiro, o absorvente precisa de trocas constantes para evitar a proliferação de fungos e microorganismos.

Alguns profissionais da saúde não gostam de indicar esse material por causa da grande chance da propagação de infecções.

Problemas de amamentação: como impedir que seus seios vazem
Fonte: reprodução/internet

Tire leite com frequência

Médicos do mundo inteiro recomendam que mães que produzem muito leite, tentem efetuar a retirada com mais frequência. Existem “bombas” de sucção domésticas que podem evitar que o leite empedre. O leite excedente pode ser doado ao banco de leite de sua região.

Amamente mais vezes

Outra dica que pode ajudar a reduzir os escapes de leite materno, é aumentar a frequência da amamentação, isto é, alimentar mais a criança e oferecer o leite produzido pelos dois seios podem reduzir o excesso de produção de leite.