Saiba se é verdade que poupança está rendendo mais que Tesouro Selic

Vocês já ouviram falar várias vezes para tirar o seu dinheiro da caderneta de poupança e optar por aplicações mais lucrativas, do ponto de vista financeiro, né? Mas, saiba que não são em todos os casos que a regra de que a poupança rende menos se aplica.

A gente vai explicar isso e, inclusive, vamos falar sobre essa história que surgiu e está bombando na internet sobre o fato de que a poupança está rendendo mais que o Tesouro Selic. Acompanhe aí para entender melhor isso.

Saiba se é verdade que poupança está rendendo mais que Tesouro Selic

Os depósitos da conta poupança

Para começar este artigo do jeito certo, nós precisamos entender algo que muita gente desconhece: a remuneração dos depósitos da conta poupança. Ela, atualmente, é composta de duas parcelas.

A primeira parcela é a remuneração básica, que é a taxa referencial, a TR. A segunda parcela se compõe da remuneração adicional.

Essa remuneração adicional ocorre da seguinte forma: você recebe 0,5% ao mês enquanto a taxa Selic for superior a 8,5% ao ano. Ou você recebe 70% da taxa Selic enquanto a Selic estiver igual ou inferior a 8,5% ao ano.

Nesse momento atual do nosso país, a taxa Selic está em 6,5% ao ano e quem investir na poupança receberá 70% da taxa Selic mais a TR, obviamente.

Os rendimentos atuais

Considerando e trazendo o assunto para a realidade, o que vemos é que o Banco Central diz que a TR está zerada – e isso já acontece há algum tempo. Então, você vai receber 70% da taxa Selic quando investir na poupança.

Agora é que vem a grande questão: existe a nova e a velha regra da poupança. Assim, os depósitos a partir de 04 de maio de 2012 seguem a nova regra – que foi essa que falamos acima. Já quem tem depósitos antes dessa data, segue a regra antiga, que muita gente não sabe.

Na regra antiga, a poupança rendia sempre a mesma coisa: 0,5% ao mês mais TR. E se você tem dinheiro na poupança que segue a regra antiga e pretende sacar para investir no Tesouro Selic muita calma!

A poupança antiga é melhor do que a Selic

O fato é que a Selic atualmente está em 6,5% ao ano hoje, o que dá cerca de 0,52% ao mês.

Ainda assim, a Selic está melhor do que os 0,5% da poupança, né. Só que o Tesouro Selic tem a cobrança do IR (Imposto de Renda), que é de 0,25% ao ano e é pago à B3. Essa taxa é usada para guardar nossos títulos.

A diferença é que a poupança não tem esse custo. Por isso, enquanto a poupança antiga está rendendo 6,17% ao ano, a nova poupança rende 4,55%. Existe uma grande diferente entre poupança velha e poupança nova.

O Tesouro Selic versus a Poupança

Assim, o Tesouro Selic rende 5,44% ao ano descontando o IR na alíquota mínima de 15%. Lembrando que você só chega nessa alíquota após 720 dias com o dinheiro aplicado, ok?

E sem contar a taxa da B3 também.

Por isso, se você tem dinheiro na poupança velha não resgate se for para investir no Tesouro Selic porque isso não vai compensar. Agora, se for investimentos da poupança nova, aí vale a pena!

Aliás, se você a poupança antiga, saiba que a Selic pode cair ainda mais nos próximos meses, como prevê o mercado. E aí vai ficar ainda melhor para você.