Saiba se vale a pena portabilizar o seu financiamento de imóvel

Você já ouviu falar que muitos bancos têm permitido aos consumidores portabilizar o financiamento de imóveis? Isso é algo como transferir uma dívida de um banco para outro. E isso pode sim ser bom para o consumidor.

O motivo é que com a queda da Selic, que tem acontecido nos últimos meses, o consumidor pode encontrar taxas mais baratas de juros do financiamento do que havia encontrado há alguns anos, né. Mas, é preciso atenção para fazer uma boa escolha!

Saiba se vale a pena portabilizar o seu financiamento de imóvel

A gente vai explicar um pouco melhor como é que isso funciona e qual é esse cuidado que se precisa ter para fazer uma boa escolha e economizar um bom dinheiro. Continue lendo para saber tudo sobre isso.

Sempre dá para portabilizar?

A portabilidade do financiamento imobiliário é sim possível hoje em dia. Sendo que os bancos devem fornecer essa opção para os seus clientes. É por isso que toda vez que você for pedir o serviço, os bancos vão forçar você a não fazer isso.

Eles podem forçar ao cobrir a oferta ou até mesmo cobrando uma taxa alta para sair de um banco A e ir para o banco B. E é esse o cuidado que se precisa ter.  Mas, vamos falar mais disso nas próximas linhas. Continue lendo.

Para esse momento, o importante é você saber que você tem toda liberdade do mundo para saber qual é a taxa de juros que está sendo praticada no mercado pelos bancos. Porque com a queda da Selic, os bancos também têm baixado os juros dos créditos.

Aí, se você encontrar um banco que tenha a melhor taxa, então, o próximo passo é procurar o seu banco, onde está o seu financiamento atual, e pedir a portabilidade.

O cuidado que é preciso ter com a portabilidade

Agora, quanto ao cuidado que você precisa ter tem a ver justamente com a taxa de juros que você encontrar em outros bancos. Isso porque ela tem que valer a pena e você ainda deve considerar que o seu banco vai te cobrar uma taxa.

Basicamente, a cobrança pode chegar a R$ 3 mil na média. Portanto, você pode achar que o valor é muito alto. Mas, quando a gente fala de um financiamento no longo prazo, saiba que quaisquer mudanças nos juros podem mudar muito a sua vida no fim das contas.

Isso porque os financiamentos sempre são longos. E uma mudança no juro mensal poderá resultar em uma economia milionária lá no fim do contrato. O jeito para saber de quanto será essa economia é apenas um: fazer simulações!

A importância da simulação!

Assim sendo, para terminar o conteúdo, vamos considerar que as simulações não têm custo para acontecer e, atualmente, dá até para fazer online, através do internet banking. Considere ainda que é preciso fazer as contas muito bem-feitas para saber se vai haver economia.

De modo geral, dá sim para ver que vale a pena a importância da simulação e também de fazer uma portabilidade. Isso, quase sempre acontece para financiamentos mais longos e com grandes diferenças nos juros!