Os 2 pontos mais importantes da educação financeira para aprender hoje!

O assunto de hoje é a educação financeira e pesquisamos o tema a fim de dar algumas orientações sobre o assunto porque muita gente acha que sabe, mas nem sempre sabe de verdade.

Existem 2 pontos que são demais importante sobre a educação financeira: investir dinheiro e poupar dinheiro. Se você não sabe o que é ou não pratica isso, então, você não entende nada de educação financeira.

Os 2 pontos mais importantes da educação financeira para aprender hoje!

Quer saber por quê? Continue lendo!

O que é a educação financeira?

Antes de tudo, já vamos falar uma coisa importante aqui: a educação financeira não é a mesma coisa que investir dinheiro.

Na real, estamos falando de algo muito diferente. É claro que esses assuntos se completam, porém, eles não se misturam!

Então, o que é educação financeira? Primeiramente, vamos à teoria: é uma ciência humana que trabalha o comportamento da pessoa no sentido de ter e também no do ser.

Na educação financeira você também busca a autonomia e o controle do dinheiro que entra e o dinheiro que sai do seu orçamento financeiro.

Ou seja, em poucas palavras, é uma forma inteligente de buscar a sustentabilidade financeira das pessoas e das famílias, de um modo geral.

E tudo isso para uma única coisa: realizar sonhos!

Portanto, quando a gente olha para o cenário do Brasil e vê mais de 60 milhões de brasileiros inadimplentes, o que podemos concluir?

De forma muito objetiva, que essas pessoas precisam de educação financeira mais do que nunca porque elas não estão procurando investimentos e nem poupar dinheiro, o que as distanciam dos seus sonhos.

1 – E investir dinheiro, o que é?

É preciso primeiro ganhar autonomia, saber exatamente para onde está indo cada centavo do seu dinheiro para só depois falar de investimentos.

Nós temos essa dificuldade muito grande aqui no Brasil sobre isso porque ninguém aprendeu educação financeira na escola – mesmo porque é uma ciência nova.

Só que essa disciplina é muito importante porque leva as pessoas  a ter o comportamentos e hábitos corretos de como utilizar o seu dinheiro.

Aí, quando não se tem essa educação, o resultado são as 60 milhões de pessoas com o nome sujo.

Imagine que quando você está praticando a educação financeira, você está poupando dinheiro… Aliás, vamos ao próximo tópico!

2 – O que é poupar dinheiro?

Poupar dinheiro é guardar dinheiro, mas pode ser também proteger, reter e salvar o seu dinheiro.

Como você poupa? Gastando menos.

Por isso, a importância da educação financeira!

A partir do momento que eu gasto menos e que eu começo a reter o meu dinheiro, aí sim, eu coloco ele em um destino correto (investimentos) para realizar os meus sonhos e os meus propósitos!

Com isso, eu vou investir e eu vou potencializar o dinheiro guardado, o dinheiro poupado.

Mas, antes de tudo isso acontecer é preciso poupar, entende?

Só depois de tudo isso é que eu defino qual o tipo de investimento que eu quero!

Então, para terminar o conteúdo, entenda que esses são os 2 pontos importantes: investir dinheiro é preciso sim, só que antes disso, a gente tem que aprender a poupar dinheiro também!