Aprenda a fazer um planejamento estratégico para MEI

Você sabe como fazer um planejamento estratégico sendo um MEI? Mesmo que você trabalhe sozinho ou com equipe reduzida ter um planejamento faz toda a diferença para que o seu projeto decole!

Com bastante foco e estratégia, o MEI pode conquistar os melhores resultados e aproveitar as oportunidades que aparecem para rentabilizar o negócio, vender mais, diminuir os custos, aumentar os ganhos e tudo mais que é importante para o crescimento sustentável da empresa.

Aprenda a fazer um planejamento estratégico para MEI 1

E pensando nisso, criamos este conteúdo, onde contém diversos passos importantes para serem seguidos na busca de um planejamento para MEIs que seja, de fato, efetivo.

Afinal, ter dinheiro na conta ou nas mãos para iniciar o negócio nem sempre vai ser o mais difícil. Agora, manter os bons resultados das vendas e da qualidade é que pode ser o diferencial para que o MEI tenha sucesso no seu projeto.

Siga os passos para elaborar o planejamento

Para começar, faça um levantamento do seu setor de negócio.

Pesquise em revistas, jornais, internet,  analise o local do seu ponto de venda e também a distribuição de produtos dentro do seu estabelecimento, além da prestação dos seus serviços.

Deu uma “passadinha” na concorrência!

Por lá, converse com os clientes, fornecedores e outras pessoas identifique os seus pontos negativos e reconheça os positivos.

Afinal, serão eles que determinaram o seu diferencial competitivo e quanto mais informação você reunir mais preparado você vai estar para montar o seu planejamento estratégico!

Esse é o primeiro passo e talvez o mais importante para você determinar a sua missão, já que é ela que vai informar para todos o propósito da sua empresa:

  • Para que você existe?
  • O que vende?
  • Por que?

Arregace as mangas e mãos às obras!

O passo seguinte é pensar no futuro. Aqui é importante definir onde se quer chegar.

Isso é essencial para quem vai estabelecer uma direção, uma motivação e os objetivos para aquele tipo de negócio dar certo.

A partir daqui é preciso agir: monte uma agenda de ações que vai te ajudar a conciliar a sua rotina com a implantação do planejamento estratégico.

Uma boa dica é elaborar indicadores,para medir os seus resultados todos os meses e isso é demais importante porque dirá se você está no caminho certo ou se algo precisa ser revisado.

Com disciplina na execução das suas ações, o planejamento estratégico para o MEI trará ótimos resultados.

Para quem não sabe por onde começar…

Se você não sabe muito bem por onde começar, saiba que dá para utilizar de maneira correta as ferramentas de planejamento.

Como? Procure o Sebrae mais perto de você porque essa instituição focada nos pequenos empreendimentos tem diversos produtos direcionados ao mei.

Você pode montar o seu planejamento sozinho, mas uma ajuda técnica como essa é sempre bom, não é mesmo?