2 coisas que fazem as pessoas gastar tudo o que ganham

Se existe um péssimo hábito que as pessoas pobres cometem sem perceber é gastar tudo o que ganham. E, saiba de uma coisa: isso é o que mais levam essas pessoas à pobreza.

Diferente dessas pessoas, aquelas que são ricas e prósperas, nunca gastam tudo o que ganham. E não importam quanto ganham, elas sempre separam uma parte para os seus objetivos financeiros, para os investimentos, para o enriquecimento.

2 coisas que fazem as pessoas gastar tudo o que ganham 1

Porque é muito simples entender como que se fica rico hoje em dia. Primeiro, você tem que ter uma fonte de renda, um trabalho. Depois, você tem que guardar parte disso. Só que não basta guardar, você tem que investir.

O investimento financeiro

Isso porque um investimento financeiro é algo que vai fazer o seu dinheiro rende. Ou seja, vamos supor que você todos os meses guarde 10% do salário. Ao final de um período, você vai ter tudo que guardou e mais. Esse “mais” são os juros que recebeu.

É simples entender isso, não é? Agora, somente com o que foi dito acima, saiba que dá para você encontrar vários motivos que podem estar te fazendo perder tempo na hora de ficar rico. E nós separamos os principais, acompanhe.

1 – a falta de objetivos financeiros

Acima, a gente falou sobre objetivos financeiros. Lembra?

O que é isso? É ter foco na vida. Vamos lá: o que você espera da vida daqui 5, 10, 15 ou 20 anos? Se não espera nada, saiba que está na hora de fazer uma autorreflexão, ok?

Um ótimo exemplo, que é muito atual, de objetivo financeiro é pensar na aposentadoria. com a reforma da previdência, ficou bem claro que não vai dar para ficar dependente somente da previdência social. Aí, você pode montar, também, a sua poupança para a aposentadoria.

Esse é um objetivo. Só que você pode ter muitos objetivos financeiros. Aí que tá: a falta desses objetivos vai te afastando da riqueza porque você não vê motivos para guardar dinheiro mensalmente. E sem motivos, você gasta tudo o que ganha.

2 – o fato de viver uma vida que não é a sua

A gente sabe que estamos em crise financeira, né. Isso quer dizer muita coisa. Mas, quer dizer que você pode estar ganhando menos do que poderia. Aí, o que você faz? Deixa de guardar uma parte do seu salário? Claro que não.

O jeito certo de resolver isso é você vivendo um nível abaixo porque aí vai dar para guardar uma parte do seu salário. Viver um nível abaixo é complicado, mas é algo totalmente aconselhável.

Por isso, comece a ver gastos e luxos e confortos e comodidades que talvez precisam ser cortadas. Essa descida de um degrau vai te permitir guardar dinheiro e não gastar tudo o que você ganha. Já que esse é o melhor caminho para enriquecer.

Acredite: é um erro muito comum querer viver uma vida que não é a sua. Se você está em uma casa grande, tem um carro de luxo, faz viagens todos os anos… Comece a repensar isso. É importante ter uma vida financeira equilibrada mesmo que isso custe descer um degrau.