5 perguntas para saber se é a hora certa de pedir um aumento no trabalho

É muito comum que ficamos muito tempo na empresa ou quando atuamos de forma muito exemplar que tenhamos a ideia de pedir um aumento salarial.

Só que isso costuma ser mais complicado do que parece. Existem algumas perguntas que podem ser feitas para você saber se esse é o momento ideal para esse pedido de promoção salarial. Confira!

5 perguntas para saber se é a hora certa de pedir um aumento no trabalho 1

1 – O que o seu chefe acha de você?

Essa é uma boa pergunta a se fazer, apesar de não ser a mais determinante de todas.

Óbvio que se o seu chefe gosta de você e do seu trabalho, você tem mais chances de ter sucesso de ser ouvido na hora de pedir o aumento salarial.

Agora, se ele não vai muito com a sua cara e está sempre reclamando, talvez seja o momento ideal para você começar a ver a sua atuação e a importância dela na empresa.

2 – O que você tem feito de diferencial?

Visto que além do seu chefe gostar de você ou não, outro ponto importante é notar o que você tem feito de diferente pela empresa.

Fazer coisas a mais e com qualidade e que gerem resultados é muito importante e pode fazer toda a diferença no pedido de aumento para o seu chefe.

Se você é um trabalhador bom, mas que só faz o mais do mesmo, esqueça. Provavelmente você receberá apenas o dissidio.

Já se você se mostra interessado, apresenta resultados e trabalha de verdade além do aumento pode ser que você até receba uma promoção, como uma nova função, com novos salários e benefícios.

3 – O clima no seu departamento é favorável?

Muitas vezes, estamos empolgados com o trabalho e vemos todos os motivos para pedir o aumento de salário na empresa, só que estamos em um setor ruim.

Isso também pode afetar a negatividade do seu intuito.

O motivo é que setores não bem vistos dentro da empresa podem acabar ficando esquecidos, de lado. Aí, dificilmente os investimentos serão voltados para aquela área.

4 – Qual é o seu plano de carreira?

Antes mesmo de chegar até o seu chefe e falar daquele aumento, pergunte-se sobre o que você pretende na empresa: você vê plano de crescimento? Dá para subir de cargo? Tem gente ganhando mais do que você na mesma função?

Ter uma ideia de onde está e de onde pretende chegar é importante para saber a viabilidade de pedir um aumento de salário na empresa.

5 – Como fazer o pedido de aumento para o chefe?

Se todos os pontos acima são favoráveis, parece bastante justo que você faça um pedido de aumento para o seu chefe. Agora, como fazer isso também tem seus cuidados.

Falar pessoalmente é sempre melhor do que por e-mail ou mensagens.

Além disso, você deve apresentar uma série de dados, números e comprovações do merecimento do seu aumento. E isso é bem fácil: basta responder a si mesmo por que você merece aquele bônus.