Pente Fino no INSS – dicas para não perder o benefício do governo

Quase todo mundo já ouviu falar do pente fino do INSS. E o assunto tem gerado muitas dúvidas nas pessoas, especialmente porque o assunto recai direto sobre o benefício da aposentadoria. Por isso, o pente fino do INSS tem direito o sono de muita gente.

Mas, vamos entender o que tudo isso que dizer, afinal, o que é o pente fino do INSS? O pente fino é um apelido para a revisão em massa, que é feita nos benefícios por invalidez da Previdência Social. Portanto, sim, tem tudo a ver com a aposentadoria de muita gente.

Pente Fino no INSS – dicas para não perder o benefício do governo 1

Isso quer dizer que muita gente fica doente e vai lá pleitear um benefício por invalidez. Só que dessa parte de beneficiários, uma grande parte esquece que depois que sara (tem a cura) é preciso cancelar aquele benefício pago por invalidez pelo INSS.

O Pente Fino

Levando isso em consideração, a Previdência Social viu que muita gente estava recebendo auxílio doença e aposentadoria por invalidez sem que realmente precisasse do beneficio. Assim, resolveu passar um pente fino para ver quem, de fato, ainda está doente e precisa do benefício.

Na prática, o INSS vai convocando todo mundo que está recebendo auxílio doença e aposentadoria por invalidez para passar pela perícia para ver se está doente ou não. Porque isso acontece?

Esse é o famoso pente fino da Previdência Social, que serve para limitar apenas quem precisa do benefício daqueles que fazem uso sem que realmente tenha necessidade de receber os recursos vindos do INSS.

Então esse pente fino é mais para esses casos de invalidez e doença? Sim. Hoje, o pente fino é só para isso. Apenas para o auxílio doença e aposentadoria por invalidez. Hoje está valendo a regra de que quem tem 60 anos e está aposentado por invalidez não é convocado no pente fino.

A Previdência não quer saber qual doença você tem. Se você está recebendo o benefício, eles vão te convocar para averiguar a situação real, independente da doença. Até porque no sistema nem tem a doença.

A perda do benefício do INSS

A regra é muito simples: perde o benefício quem não tiver mais a real necessidade de receber os benefícios do INSS. Agora, outro detalhe é que quem não fizer a perícia (isto é, a nova perícia) também pode ter o benefício suspenso.

Onde a pessoa vê essa listagem de quem foi ou será convocado? Na Internet dá para encontrar, assim como no Diário Oficial da União. E todo mundo que recebe a aposentadoria do INSS por invalidez ou auxilio doença deve ficar atento à isso.

E não tem essa de que porque você recebe há 15 anos não será convocado. Não pense assim senão de uma hora para outra seu benefício pode ser suspenso e você tem que contratar advogado para poder reativá-lo.

Agora sai uma listagem com milhões de nomes e o número do benefício, de forma totalmente aleatória e aí as pessoas têm cinco dias para ligar para o 135 e agendar a perícia – obrigatoriamente.