Veja como funciona e como participar do Programa Agente Jovem

O Projeto Agente Jovem busca proporcionar em jovens de 15 a 17 anos oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e comunitário, a partir de atividades socioeducativas com possíveis trocas culturais além de todo o acesso à tecnologia.

No programa, os jovens recebem capacitação teórica e prática sobre diversos temas, como o meio-ambiente, cidadania, saúde e são orientados a exercerem atividades de desenvolvimento nas suas comunidades, sendo um item importante para a sua formação social e humana.

Veja como funciona e como participar do Programa Agente Jovem 1Com ele, os jovens são retirados das ruas e orientados, procurando diminuir o número de violência entre os adolescentes e buscando proporcionar uma vida melhor a todos na comunidade, com a inserção no mercado de trabalho e a reinserção nas escolas.

Objetivos do programa Agente Jovem

O programa busca garantir aos jovens a inserção, reinserção ou permanência do mesmo no sistema de ensino, visto que é uma etapa fundamental em nossas vidas, além de promover a integração a sociedade, comunidade e a família.

Com as ações, busca desenvolver o protagonismo nos jovens, além de capacita-los para atuar como agente de transformação e desenvolvimento na sua comunidade.

Os processos também visam o desenvolvimento de ações para facilitar a integração quando for inserido no mercado de trabalho, facilitando a inserção na área, além de contribuir para a diminuição dos índices de violência e drogas e gravidez que não seja planejada.

Público-Alvo do programa Agente Jovem

O público-alvo do Programa Agente Jovem são adolescentes de 15 a 17 anos, que estejam fora da escola, prioritariamente, e que tenham participado ou ainda participem de programas sociais desenvolvidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Além de estarem em vulnerabilidade e risco pessoal e social. Vale ressaltar que no programa 10% das vagas sempre são reservadas para jovens que são portadores de algum tipo de deficiência.

Ações socioeducativas desenvolvidas no programa

Com as ações socioeducativas, o programa busca desenvolver as habilidades em cada jovem, proporcionando melhores condições de convívio para a comunidade, fortalecendo laços de construção de projetos pessoais e sociais.

Ele também busca abordar temas que são realmente de interesse do jovem, para despertar a autoestima e a vontade do adolescente em aprender e se capacitar, buscando o protagonismo juvenil, que irá permitir que lá na frente ele se transforme e busque transformar a vida das pessoas ao seu redor.

No momento da atuação na comunidade, uma equipe técnica passará todo o conteúdo teórico antes da prática, tudo acompanhado pelos coordenadores do projeto. As atividades sempre serão intercaladas, fazendo uma busca sobre talentos no grupo e estimulando a todos.

 Duração do projeto e ganhos mensais

O Projeto Agente Jovem tem uma duração de 12 meses, com uma carga horária mínima de 300 horas entre aulas e a prática na comunidade. As famílias ainda recebem um auxílio, ganhando uma cesta básica por mês.