Vale a pena pagar boletos com o cartão de crédito?

Esse texto é para todas as pessoas do mundo que adoram o cartão de crédito e acham que ele é útil para tudo nessa vida: para pagar o táxi, a compra online, a conta de luz, de água, da internet, do telefone e até mesmo os boletos que chegam em casa todos os meses.

Porque, no fim das contas, todo mundo sabe que dá para comprar muita coisa com o cartão de crédito, não é mesmo? Só que poucas sabem que dá para pagar boletos com cartão de crédito também.

Vale a pena pagar boletos com o cartão de crédito?

Então, esse é o assunto de hoje! Vamos falar sobre o pagamento de boletos com o cartão e saber se isso vale a pena ou não, do ponto de vista financeiro. Combinado?

Pagar os boletos com o cartão!

Será que realmente vale a pena pagar o boleto com cartão de crédito? Aliás, é possível fazer isso?

Primeiro de tudo, saiba que sim, é possível pagar boletos com cartão de crédito. Mas, antes disso, você precisa conferir se vale realmente a pena aderir as taxas que são cobradas nesse serviço.

São taxas que se o seu banco ou empresa do cartão cobram para permitir essa forma de pagamento.

Mesmo porque não é todo tipo de conta que pode ser paga no cartão de crédito. Por exemplo, você não pode pagar a fatura do seu cartão utilizando outro cartão de crédito.

Quando a empresa permite o pagamento do boleto…

Caso o seu banco ou empresa do cartão permite o pagamento de boletos, você tem 3 formas de pagar.

Uma delas é pelo internet banking,  a outra é pela web do banco ou da empresa e, por fim, dá para fazer isso até mesmo pela central de atendimento por telefone.

Algumas vezes é necessário falar com o gerente do seu banco para liberar essa função para você.

Vale dar aquela ligada e se informar direitinho já sabe se tem essa função liberada. Antes de sair por aí tentando pagar tudo com o cartão, tá bom?

As taxas!

Outra coisa muito importante de saber é sobre as são as taxas e os juros cobrados.

Isso porque cada banco tem sua taxa e atualmente, segundo a Febraban, a taxa de pagamento de boleto pode chegar a até R$ 24. É um valor tão alto que as vezes fica mais caro do que o próprio boleto, né.

Olha pagar o boleto com cartão não vale a pena, por um simples motivo, além de ser caro, tem o IOF – Imposto Sobre Operações Financeiras.

Por mais que o banco não cobra nenhuma taxa pelo serviço ou cobre uma taxa muito baixa, com certeza será cobrado uma taxa de IOF de você. Essa taxa está em todas as transações financeiras.

Só aí não é vantagem pagar o boleto com cartão.