Onde Tirar a Carteira do Idoso, que dá passagem gratuita para idosos

O Estatuto do Idoso diz que os idosos têm direito ao acesso gratuito (ou pelo menos um desconto de 50%) no valor das passagens interestaduais, isto é, entre estados. Mas, você sabe onde tirar a Carteira do Idoso?

A informação sobre como tirar a Carteira do Idoso é importante porque o benefício da isenção da taxa da passagem ou o desconto nas viagens podem ser solicitados com esse documento. E outra vantagem é que ela é válida em todo país.

A Carteira do Idoso foi criada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e tem o objetivo de facilitar a vida dos idosos, que tem direitos garantidos em lei e, nesse caso, tem a ver essencialmente com os descontos ou gratuidade do serviço de transporte público.

Carteira do Idoso – como funciona

Você vai descobrir como tirar a Carteira do Idoso, mas antes disse considere entender que este é um documento que pode ser solicitado por qualquer pessoa que tenha mais de 60 anos e não comprove uma renda de mais de 2 salários mínimos.

A ideia central do programa é a de dar, como é de direito ao idoso, a passagem gratuita (ou com desconto) em viagens interestaduais. E, mais do que isso, é fazer com o que documento faça com que não seja necessária a apresentação do comprovante de renda.

Então, entenda de forma simples: ao saber onde é possível tirar a Carteira do Idoso e conseguir emitir o documento, o idoso poderá conseguir a isenção da taxa sem ter que levar os comprovantes de renda (que não devem ultrapassar 2 salários mínimos).

Onde tirar a Carteira do Idoso

Para tirar a Carteira do Idoso é preciso estar dentro de alguns requisitos, como ser cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). A partir disso, o atendimento é feito no CRAs de cada cidade, que é responsável pelos programas sociais.

Agora, se você não tem o cadastro ativo no CadÚnico, saiba que os atendentes do CRAs poderão realizar a solicitação no Cadastro Único durante a ocasião. E lembre-se que ele é item importante para tirar a Carteira do Idoso.

Então, para tirar a sua Carteira do Idoso considere que, para todos os casos, será preciso ter em mãos o seu documento do NIS (Número de Integração Social). Sabendo disso, saiba que você pode ir presencialmente até o CRAs da sua cidade.

Onde Tirar a Carteira do Idoso, que dá passagem gratuita para idosos

Emitir a Carteira do Idoso

Acima você viu como é possível tirar a Carteira do Idoso, agora, considere emitir a sua Carteira do Idoso, que poderá ser emitida após 3 meses a contar a data do cadastramento ou atualização cadastral do Cadastro Único.

O lado bom é que enquanto isso, nesse período de 90 dias, você pode solicitar uma Declaração Provisória que vale por 180 dias e pode ser usada como Carteira do Idoso para as suas viagens, inclusive, interestaduais.

Considere, por fim, que a Carteira do Idoso é um documento gratuito oferecido a população brasileira e que está de acordo com o Estatuto do Idoso, sendo que o serviço é todo administrado pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Da redação