O que é um fundo imobiliário?

Será que um fundo imobiliário é uma boa opção de investimento financeiro? Para saber a resposta é preciso entender o que é, exatamente, um fundo imobiliário.

O fundo de investimento imobiliário é uma boa opção para aqueles que querem ter uma rentabilidade atrelada à variação do mercado imobiliário. Achou a explicação confusa? Então, vamos entender tim por tim!

O que é um fundo imobiliário? 1

O fundo imobiliário

Antes de tudo, já vamos lembrar que o fundo imobiliário é uma renda variável, não é um fundo de renda fixa, por isso, não é dos investimentos mais seguros do país.

Não é aquela renda fixa em que você, ao investir, já sabe a taxa contratada ou pelo menos a referência para a remuneração que você vai obter como acontece no Tesouro Direto.

Você já sabe a taxa no caso do fundo imobiliário? Não. Então, você não sabe qual vai ser o retorno.

Portanto, ele não é apenas prefixado, sendo que ele pode variar em relação às outras remunerações do mercado.

O que é?

O fundo imobiliário, na verdade, é um grupo de investidores que se unem para investir no mercado imobiliário.

Então, eles investem em itens como construções de shopping centers, construções de hospitais ou outros grandes empreendimentos imobiliários.

Portanto, você estará participando com uma parte no momento da construção, que são em cotas deste grande fundo.

Logo, é uma forma de você investir em imóveis sem você tem que investir o seu próprio recurso para a sua própria construção.

Você poderia investir para comprar uma loja ou comprar uma casa ou comprar um terreno…

Mas, no fundo você pode investir um valor bem menor e acompanhar a flutuação positiva do mercado imobiliário e ter um bom rendimento com isso.

As vantagens!

Esta é uma grande vantagem: o fato de não precisar investir muito, como se fosse em uma construção que você mesmo está projetando.

A outra grande vantagem é a liquidez!

Se você comprar, por exemplo, um terreno você vai querer colocar à venda em seguida.

Mas, é muito difícil você vender um terreno rapidamente hoje em dia.

Já as cotas de um fundo imobiliário são mais fáceis de vender e se essas cotas estão na bolsa de valores, além de ser mais fácil de vender, você tem um outro benefício!

Aqui falamos do o benefício fiscal!

Se você tiver até 10% do total das cotas e esse fundo estiver sendo negociado realmente na bolsa, você não vai pagar imposto de renda, o que já é um atrativo interessante.

Existe risco?

Existem gestores que entendem no mercado e que vão procurar inquilinos para esses grandes investimentos diversificados.

Portanto, ele tem um risco pequeno de qualquer perda que você vai ter do capital investido, assim como acontece em outros investimentos que não são da renda fixa.

O mais importante é que você entenda que ele não é pré-fixada, mas sim uma renda variável que vai depender do crescimento do mercado imobiliário para te dar lucro.

Logo, vai depender da valorização que esses investimentos vão trazer.