Você sabe o que é o cartão cidadão?

O cartão cidadão facilita muito o acesso dos brasileiros para os mais diversos serviços sociais e também tem a ver com os direitos trabalhistas. Portanto, que ele é muito importante na vida dos brasileiros, ninguém dúvida.

Agora, você sabe como pedir o cartão cidadão ou que exatamente ele é e para que serve? Aprenda um pouco mais sobre esse produto financeiro que faz parte da vida de muita gente.

Você sabe o que é o cartão cidadão? 1

O cartão cidadão

O cartão cidadão pode ser utilizado nos mais diversos canais de pagamentos autorizados pela Caixa Econômica Federal, que estão presentes em várias cidades.

Com a senha do cartão cidadão, o brasileiro também está habilitado a receber o pagamento de benefícios sociais que são administrados pela Caixa Econômica Federal, como vários serviços sociais.

De uma maneira bem mais prática e por meio de pontos de atendimento também dá para receber esses recursos da Caixa por caixas eletrônicos e dá para receber por casas lotéricas.

Enfim, quando você tem o cartão do cidadão, considere que  ele facilita bastante a sua vida para poder receber os benefícios sociais.

As vantagens do cartão

Além de ser usado para receber benefícios do governo, como o PIS, seguro-desemprego e outros, o cartão tem a vantagem de não ter custo algum para o consumidor no seu primeiro pedido.

Além disso, até a aposentadoria pode ser recebida pelo cartão cidadão.

E quem tem o cartão pode acessar o aplicativo da Caixa para consultar saldos, extratos, limites e tudo mais que está no cartão. Aí você evita de ir à toa na agência e pode esperar o seu dinheiro cair para fazer isso.

Como pedir o cartão cidadão?

O cartão do cidadão pode ser pedido em qualquer agência da Caixa ou pelo telefone do banco (que é o 0807-260207).

E para que o atendimento seja bem mais ágil, a Caixa pede que você tenha em mãos o seu número do NIS (Número de Identificação Social).

E uma vez feito o pedido o cartão, após a aprovação, ele vai ser entregue na casa da pessoa ou então ele pode ser retirada na agência com uma pessoa preferida.

Segundo a Caixa, após tudo isso tem que fazer a sua senha, que é pessoal e intransferível. Essa sua senha será importante para poder sacar os recursos, seja no banco ou na lotérica.

Como fazer a senha do cartão cidadão?

Então, você vai fazer o seguinte: após ter o seu cartão em mãos, você liga no mesmo número da Caixa, que foi mencionado acima e avalia o termo de responsabilidade.

O documento obrigatório pode ser baixado no site da Caixa. Então, uma boa ideia já é ler o termo antes para poder assinar o documento depois.

O termo de responsabilidade para o cadastramento da senha o cidadão é obrigatório porque o brasileiro tem que saber o que seu direito e dever quanto ao cartão cidadão.

Agora, atenção porque você pode imprimir o documento e ler ele, porém, ele terá que ser assiando na frente do atendente da agência da Caixa ou da lotérica.