Serasa Consumidor explica o que é o NOVO RG

O RG é um documento pessoal dos mais importantes para o brasileiro. E, recentemente, o mercado foi atualizado, criando um NOVO RG. Só que nem todo mundo sabe o que isso significa e nem mesmo se o antigo RG vai continuar existindo.

Pensando nisso e em todas as dúvidas que estão acerca desse assunto, o Serasa Consumidor criou um conteúdo para trazer as explicações. Afinal, o que isso quer dizer é que o RG está de cara nova e tem muito mais informações.

Serasa Consumidor explica o que é o NOVO RG 1

Para quem ainda não se ligou, o RG é o documento de identidade das pessoas. E as novidades são boas. Isso porque agora você não tem que andar mais por aí com um montão de documentos na carteira, já que ele tem a ideia de “unificar” tudo isso. Saiba mais!

A NOVA VERSÃO DO RG

A nova versão do RG ou o que nós estamos chamando de NOVO RG foi criado para diminuir a falsificação do documento de identidade. Isso tem a ver com a segurança, portanto. Logo, o número de série do documento e o QR Code foram alterados ou incluídos, por exemplo.

Ao passo que apenas órgãos federais podem ler as informações através desse código. Assim, com base em um decreto federal, todos os estados do país vão começar a emitir o NOVO RG até março de 2020. Sendo que São Paulo já começou esse trabalho.

O QUE MUDOU

Já citamos acima algumas das alterações, que são focadas na segurança do documento. Mas, o maior benefício para os consumidores é que agora dá para incluir o nome social sem que tenha que alterar o registro civil.

E não é só isso: no NOVO RG dá para ter uma série de informações pessoais comprovadas. Aqui entra o título de eleitor, o número da carteira de trabalho e da previdência social, o certificado militar, a carteira nacional de habilitação, a carteira nacional de saúde, o NIS.

COMO FAZER O NOVO RG

É preciso ter calma porque o NOVO RG ainda está saindo do forno. Lembrando que, por enquanto, ele não é obrigatório. Mas, com certeza, se trata de uma mudança futura breve, que vai acontecer aos poucos nos estados nacionais.

Por exemplo, para os estados que já aderiram ao NOVO RG, o brasileiro que vai emitir uma nova via, por exemplo, já pode ter o NOVO RG. Assim como quem vai criar um documento novo. Ao passo que, novamente lembrando, apenas São Paulo começou a fazer o NOVO RG.

Dessa forma, se você mora em São Paulo e tem o interesse, o ideal é ir até o Poupatempo. Mas, antes disso, é preciso agendar a visita. As principais agências que estão fazendo o NOVO RG são de Itaquera, Santo Amaro, Sé, Guarulhos, Campinas e Osasco.

E, por fim, vale considerar que para fazer a renovação do documento só é preciso levar os documentos adicionais para incluir as informações do RG. Inclusive, essas informações citadas, como a CNH de motorista ou o PIS ou o número militar, etc.