Descubra nomes curtos para meninos com lindos significados

Seja você um papai ou mamãe de primeira viagem ou não, sabe que um dos momentos mais delicados e emocionantes da vinda de um novo bebê é a hora de escolher um nome para ele ou ela. E de geração em geração, os nomes mais escolhidos e utilizados mudam muito.

Na década de 90, por exemplo, nomes mais longos eram mais utilizados. Porém, com a entrada do século XXI, vemos cada vez mais bebês com nomes curtinhos, às vezes com até mesmo apenas duas sílabas.

Como tamanho não é documento, até mesmo os nomes mais curtos carregam consigo significados bem emblemáticos e imponentes. Por isso, se você está nos quatro meses da gestação e já sabe que tem um menininho à caminho, continue lendo esse artigo para descobrir alguns nomes curtos com lindos significados.

Ideias de nomes curtos para meninos com lindos significados
Foto: reprodução/internet

Lindos nomes curtos para meninos

Descobrir um nome curto e bonito para o seu filho pode estar sendo uma tarefa nada fácil. Mas, não se preocupe! Confira a seguir uma lista seleta com lindos nomes para o seu bebê.

Noah

A origem do nome Noah é bíblica, remetendo ao personagem “Noé”, que teve como missão salvar a humanidade e os animais de um grande dilúvio. Esse enorme fenômeno da natureza foi providenciado por Deus para acabar com as pessoas más que viviam no mundo naquela época e, para se salvar, Noé precisou construir uma grande arca.

Talvez, por isso, não seja uma grande surpresa descobrir que o nome se origina da palavra hebraica “noach”, que significa “conforto, descanso”. O nome é bastante comum na língua inglesa, mas seu equivalente português “Noé” também é um nome bem delicado e fácil de se pronunciar, que traz leveza ao pronunciar.

Enzo

Esse nome é uma verdadeira sumidade em quase todos os cartórios brasileiros e é uma tendência que realmente veio para ficar. Desde 2018, o nome “Enzo Gabriel” é o nome mais registrado nos cartórios, assumindo a liderança frente a várias outras opções de nomes masculinos.

Enzo é a forma italiana de “Henrique” que tem um significado bem forte: “senhor da fortaleza”. Além de ser um nome que permite várias composições e forte por si só, talvez seja o poder de seu significado que garanta a preferência de tantos papais e mamães assim.

Luan

Se algum nome dessa lista tem várias origens possíveis, esse nome é Luan. Há várias controvérsias sobre isso, já que ele pode ser associado ao albanês, significando “leão”, mas também ao alemão, por conta de uma raíz que remete a “guerreiro”.

Há aqueles que digam que a origem de Luan esteja mais próximo do latim “luna”, que significa “lua”, ou que seja a versão masculina de “Luana”, que significa “tranquilo”. Seja qual for a origem e o significado, todos eles são muito bonitos e importantes, e será um ótimo nome para o seu filho.

Yuri

Yuri é outro nome que tem várias origens possíveis, mas, do mesmo jeito que ocorre com Luan, todas elas trazem lindos significados. A primeira origem possível é russa, considerada a forma nacional para “Jorge” e que vem do grego que significa “agricultor”.

A segunda provavelmente vem do termo hebraico “Uri”, que significa “luz de Deus”, e a terceira vem de uma palavra japonesa que significa “lírio”. Independente da origem e das variações “Yuri” ou “Iuri”, esse nome composto por apenas quatro letras é um nome bem imponente e significativo para o seu neném.

Isaac

Isaac é outro nome dessa lista que tem suas origens na Bíblia, e é o nome de um importante personagem bíblico. Nas Escrituras, Isaque (no português), foi filho de Sara e Abraão, e se tornou o patriarca de todos os fiéis, segundo as tradições cristãs e judaicas. Talvez seja por isso que o significado do nome seja “filho da alegria, aquele que ri”.

Outra curiosidade bem interessante sobre o nome é que apesar de ele ter uma origem bem antiga e ser muito usado durante a Idade Média, ainda hoje ele segue como uma tendência de nome para meninos. Seja Isaac ou Isaque, o nome remete à muita alegria, e é bastante usado no Oriente Médio, França, Bélgica e Estados Unidos.

Henri

Se você quer que o seu bebê tenha um nome de nobres, então Henri é uma ótima opção. Isso porque Henri é a versão francesa de Henrique, que deriva do termo germânico “heimerich” que tem uma tradução e significado próximo a algo como “senhor do lar”.

Talvez seja por isso que esse nome foi muito comum entre os nobres da Idade Média, além do fato da variante inglesa “Heinrich” denominar sete reis alemães. Com certeza é uma opção delicada e ao mesmo tempo imponente para o futuro homenzinho da família.

Davi

Davi é outro nome dessa lista com origens bíblicas, e importante tanto para cristãos, quanto judeus quanto muçulmanos. Davi, na Bíblia, foi um dos maiores reis de Israel, que conseguiu expandir sua nação até o ano 10 a.C, além de ser considerado um dos servos mais fiéis de Deus.

Além do rei, outro personagem muito importante para as tradições judaicas e muçulmanos é o profeta Dawud. Em ambos casos, a origem é hebraica e vem do termo “dawid”, que significa “amado, querido, predileto”. Esse é um nome que com certeza traz muitas coisas boas.

Conclusão

O nome não precisa ser grande para carregar um grande significado. Ter um nome curto e imponente é uma vantagem em muitos aspectos, principalmente na hora da alfabetização da criança. Afinal, com menos letras, será ainda mais fácil aprender a escrever o próprio nome.

Se você também estiver procurando por nomes curtos de meninas, temos um excelente conteúdo aqui neste link. Não deixe de conferir!