5 formas de melhorar o ambiente de trabalho para os funcionários

Você sabia que dá para melhorar o seu ambiente de trabalho com algumas mudanças bem simples e que nem sempre usam investimentos altos? Se você é líder ou empreendedor tem que ler o restante do texto para ver essas ideias.

Separamos ideias que fazem todo sentido e são, inclusive, recomendadas por especialistas da área, da área de saúde e da área empresarial, também. Continue lendo.

5 formas de melhorar o ambiente de trabalho para os funcionários

1 – A higiene

A limpeza do local de trabalho de forma constante é uma das maneiras mais simples de trazer satisfação e motivação para os funcionários. Esse sempre é o primeiro item a ser avaliado, afinal de contas.

Além da rotina de limpezas habituais, vale a pena também pensar na higiene de forma geral de toda a estrutura do lugar, como as calhas, os dutos, os aparelhos de ar-condicionado e por aí vai.

Aliás, vale lembrar, inclusive, que isso colabora até mesmo para prevenir várias doenças que podem ser transmitidas nesses locais mais fechados, como aquelas respiratórias.

2 – Os horários

Trazer um pouco mais de flexibilidade para o horário de trabalho também é uma ideia inteligente para melhorar o ambiente para o funcionário. Isso tem sido até mesmo um fator motivacional usado em muitas grandes empresas.

O que quer dizer algo como tem programas de gestão que permita a saída mais cedo em uma sexta-feira para um happy hour ou a flexibilidade para uma consulta médica durante a semana ou ainda um almoço um pouco mais estendido.

A ideia é que existem áreas que permitem até mesmo o trabalho de casa em algum dia da semana. Mas, é preciso estudo para implementar isso. De qualquer forma, vale a dica.

3 – A comunicação

Outra coisa tem a ver com a comunicação. Isso quer dizer que os funcionários se sentem bem quando ficam sabendo sobre a empresa ou recebem e-mails motivacionais.

É muito ruim quando a empresa é vendida ou quando tem a sua gerência alterada e ninguém fica sabendo de forma antecipada, apenas por meios midiáticos. Essa falta de comunicação pode distanciar demais os funcionários dos objetivos da empresa.

Portanto, pense em disponibilizar mensagens positivas em vários momentos, além das mensagens de parabéns, dos comunicados mais práticos e até mesmo daquela mensagem particular que faça um funcionário se sentir importante.

4 – A segurança

Aqui, a segurança tem a ver com o trabalho mesmo. Uma ideia muito boa é inserir a prática de ginástica laboral em escritórios, que são áreas onde as pessoas ficam sentadas na maior parte do tempo.

Existe aquela ideia do SIPAT, que é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que pode ser um momento de descontração e, ao mesmo tempo, aprendizado.

Também dá para pensar em palestras, demonstrações, apresentações, vídeos, campanhas e tudo mais que mostre ao funcionário que ele é importante e, portanto, precisa estar seguro.

5 – A saúde

Diferente da segurança, a área da saúde também é um motivador para integrar funcionários e melhorar todo ambiente de trabalho. Por isso, que tal pensar em esportes coletivos dentro da empresa?

Outra opção é incentivar a prática através de investimentos como parcerias com academias, por exemplo.