O MEI tem direito à receber o benefício do auxílio doença?

O MEI – microempreendedor individual – é um dos profissionais autônomos que ganhou algumas facilidades fiscais e financeiras na hora de se certificar no mercado de trabalho.

Por isso, hoje em dia, muita gente é MEI e isso garante vários benefícios. Mas, será que o MEI tem direito ao auxílio doença? Se sim, como solicitar e receber o benefício? Confira as respostas nas próximas linhas!

O MEI tem direito à receber o benefício do auxílio doença? 1

A importância do tema!

Se você é um MEI saiba que é importante você saber se você tem direito ou não tem direito ao auxílio-doença.

Afinal, qualquer um de nós pode ficar doente a qualquer momento e até mesmo os grandes autônomos, que trabalham por conta, podem ficar sem serviço e aí, sem dinheiro também.

E a verdade é que muita gente não sabe se quando é microempreendedor individual tem direito ou não ao benefício, que vem do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social.

Infelizmente a dúvida vem por falta de informação e de muitos microempreendedores individuais acabam perdendo o seu benefício por não se informar.

O auxílio doença!

Caso venham a ter algum problema com a incapacidade de trabalhar é importante ficar atento a essas dicas que vamos trazer porque elas podem te auxiliar.

Agora, é importante saber das regras também.

Por exemplo, para pedir o auxílio doença é preciso cumprir um prazo de carência.

De acordo com a legislação, hoje no país a carência do auxílio-doença do MEI é de 12 meses e esse prazo é contado com base no primeiro pagamento realizado pelo empreendedor.

Claro que em alguns casos mais específicos e de maior urgência a lei ela determina que tem exceção.

Então, dependendo do caso é possível também conseguir o auxílio doença mesmo sem o período de carência.

De qualquer maneira, é importante você saber que regra geral é de 12 meses de carência. Só que tem exceções doenças graves aí você consegue o auxílio doença mesmo sem os 12 meses!

Sim, o MEI tem direito!

Dessa forma, o MEI fica protegido contra os riscos que podem acontecer e que afetam o trabalho.

E o MEI poderá solicitar o auxílio doença sempre que for acometido de uma doença ou uma moléstia grave que torne impossível trabalhar em seu empreendimento.

A lei é clara: o microempreendedor individual têm direito ao auxílio doença do INSS e poderá exigir essa garantia.

Então, se você queria saber se o mei tem direito ao auxílio doença a resposta é sim.

Como solicitar o benefício?

E como que faz para requerer o auxílio doença quando você é microempreendedor individual?

A resposta também é bem objetiva: a melhor forma de ser orientado é pelo número de atendimento do INSS, que é o telefone é 135.

Nele, inclusive, você consegue realizar o agendamento do pedido!

Basta você ligar no número 135 para poder se informar e poderá agendar o requerimento do auxílio doença e é sempre importante você ter em mãos os documentos pessoais, como RG, CPF e número do MEI ou de contribuição do INSS.

Se tiver laudos médicos que comprovem a sua doença melhor ainda.