Mães iniciam trabalho home office durante a pandemia

Com os trabalhos físicos parados, o home office teve um destaque muito grande em 2020. Aliás, essa tendência de trabalho veio para ficar. O home office para as mães tem sido uma saída bastante proveitosa, no entanto, também tem revelado algumas dificuldades para as nossas guerreiras.

Um dos motivos é que muitas mães têm que saber se organizar entre filhos, casa e trabalho. Algo que com certeza não é fácil, pois as responsabilidades, em certos momentos, acabam batendo de frente uma com a outra.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura e veja como as mães estão enfrentando o dilema do trabalho remoto.

Mães iniciam trabalho home office durante a pandemia
Foto: (reprodução/internet)

Trabalho e filhos. Dá para se concentrar nos dois?

Se você, mãe, está trabalhando em home office e tem filhos pequenos em casa (ou até mesmo os grandes), já deve ter esbarrado entre terminar uma tarefa do trabalho ou verificar o porquê de seu filho estar te chamando.

Claro que, em questões mais urgentes, a família vem sempre em primeiro lugar. No entanto, aqui não estamos falando de questões urgentes, mas sim em coisas do dia-a-dia, como seu filho querer a sua atenção. Ressaltamos que, mesmo que não sejam tarefas urgentes, são sim importantes. Afinal, de todo modo, elas envolvem os nossos filhos.

Com as escolas funcionando de forma digital, as mães acabam atuando também como professoras, o que exige mais paciência e dedicação. Mas, no fim das contas, a resposta é: sim! É possível conciliar as duas rotinas.

O preparo faz toda a diferença

Mesmo com esse cenário cansativo, há medidas que você pode tomar para evitar se afogar nesse mar de responsabilidades. Mas, para isso, você terá que se preparar e organizar muito bem. 

1. Divida responsabilidades

Essa medida é para você que tem o seu par em casa. Não dê bobeira e chame o maridão para ser responsável também pelos filhos e pela casa. Aquele tempo em que a mulher era totalmente responsável pelas tarefas de casa já se foi. A mulher está no mercado de trabalho e papai também tem que ajudar!

Por isso, se o marido está também em home office, sente-se com ele e deixe bem definidas as tarefas que cada um terá de cumprir. Entretanto, sempre deixe as coisas fluidas, porque, dependendo do dia, você ou ele podem estar mais atarefados no trabalho.

A cooperação do casal faz toda a diferença aqui! Além disso, se possível, dividam os horários de cada um para poderem dar atenção aos filhos. Desse modo, um não vai jogar a responsabilidade de cuidar da criança para o outro.

2. Home office para crianças também!

As crianças, dependendo da idade, já podem ter suas próprias responsabilidades, mesmo que sejam pequenas. Na verdade, isso é algo que toda a criança já deve começar a ter, pois a ajudará a se organizar melhor enquanto adulta.

Então, estabeleça horários para que ela possa fazer tarefas simples, como arrumar os seus brinquedos ou fazer as tarefas da escola (se ela já conseguir fazer sozinha). Entretanto, não exagere, pois crianças são apenas crianças. Então, o maior dever delas deve ser brincar e se divertir.

3. Faça uma rotina para toda família

Deixar o horário de cada um em casa bastante claro, isso vai ajudar muito a evitar impasses e discussões desnecessárias. Ter um quadro ou planilha com esses dados não é exagero, porque, como seres humanos, podemos confundir o dia que deveríamos fazer tal coisa e falar que outra pessoa deveria fazê-lo.

Quanto mais formos minuciosos ao estabelecer esses detalhes, haverá menos margem para desentendimentos. E, aliás, os desentendimentos são bastante comuns com toda a família em casa, sem poder sair para se divertir.

4. Coloque limites no seu trabalho

Pelo trabalho ser em casa, muitos chefes acabam usando isso como desculpa para pedir coisas fora do horário de trabalho ou exigindo que tarefas sejam cumpridas em prazos pequenos.

Não deixe isso acontecer com você! Estabeleça limites e não seja levada a trabalhar mais do que deveria. Lógico que há exceções para imprevistos esporádicos e coisas que não poderiam ser evitadas. Contudo, se todos os dias houver alguma coisa para fazer depois do horário, converse com o seu chefe e coloque um limite nisso.

Decepcionar o patrão é melhor do que prejudicar a sua família e saúde mental.

Então, home office para mães é possível?!

Como vimos, há dificuldades imensas quando estamos falando de home office para as mães, já que elas têm mais responsabilidades do que quando estão no seu trabalho físico.

Entretanto, com organização e parceria de toda família, é possível sim que uma mãe trabalhe em casa. Mesmo que não seja nada fácil!