MEI – Saiba como juntar dinheiro para a aposentadoria

O Mei é o Microempreendedor individual. E é uma opção de empresa de micro porte. Assim, regulariza o trabalho de muita gente no Brasil e de maneira totalmente desburocratizada. Há muitas vantagens em ser Mei hoje em dia.

Por outro lado, também tem um detalhe que precisa ser visto e bem pensado quando o assunto é a aposentadoria. O Mei não tem alguns direitos e, por isso, ele precisa pensar no assunto.

MEI - Saiba como juntar dinheiro para a aposentadoria

A primeira coisa é que o Mei não tem o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), por exemplo. Além disso, só recebe o valor de 1 salário mínimo da aposentadoria do Mei, paga pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O que fazer?

Sabendo disso, o Mei precisa começar a pensar na formação da sua aposentadoria. E isso pode ser feito por conta própria, de maneira educada e financeiramente ajustada também.

A recomendação é que o Mei monte uma espécie de patrimônio para a aposentadoria. Porque depois, lá na frente, ele vai ter esse recurso para custear a vida de aposentado que, geralmente, é mais cara.

Então, sobre o que fazer, considere justamente isso: juntar dinheiro para a aposentadoria. Essa é a recomendação mais bem pensada para quem está preocupado com as dificuldades financeiras que a velhice apresenta.

Como fazer?

Aí, sabendo disso, o próximo ponto é considerar como que dá para juntar dinheiro para a aposentadoria, né. Obviamente, na teoria, isso é bem simples. Só que na prática, nem tanto assim.

Para conseguir juntar a grana vai ser preciso ter alguns novos hábitos financeiros. Um deles é criar a incrível capacidade de guardar uma parte do salário todos os meses. 

Outra coisa é saber escolher as melhores opções de lugares para guardar esse dinheiro que vai virar um patrimônio lá na frente. E olha que há boas opções no mercado financeiro.

Onde fazer?

A última questão que vamos tratar aqui é sobre onde fazer tais investimentos financeiros. E para te ajudar no seu estudo vamos dar algumas ideias, que estão entre as mais usadas.

Por exemplo, dá para pensar na previdência privada, que é bastante usada para a aposentadoria aqui no Brasil. Ela tem a vantagem de ter um seguro incluído, além de ter parcelas que cabem no bolso.

Tem ainda a opção de investimentos em renda fixa, como CDB, Letras de Crédito e até mesmo o Tesouro Direto. Eles estão disponíveis em bancos ou em sites gratuitos de marcas financeiras reconhecidas.

Como ser um Mei?

Bom, esse é um tópico apenas complementar. Se você chegou aqui e se interessou em juntar dinheiro para a aposentadoria, mas ainda não é Mei, saiba que isso é bastante simples. Hoje em dia, dá para iniciar o processo na internet.

Mas, em casos de dúvidas, você também pode procurar o Sebrae da sua cidade ou mesmo ir até o Poupatempo local. Esses dois serviços, de duas empresas diferentes, fazem boa parte do trâmite para você e sem cobrar nada por isso.

Agora, antes de se tornar Mei, considere estudar as outras possibilidades de abrir o seu próprio negócio também. Ok?