Inscrição Prouni – saiba como fazer pela internet

O Prouni é um programa que tem o objetivo de dar oportunidades a todas as pessoas que querem estudar no ensino superior e ter uma formação para entrar no mercado de trabalho. A notícia boa é que a inscrição do Prouni pode acontecer pela internet.

Dessa forma, o candidato interessado não tem que se deslocar até uma escola fisicamente ou até uma secretaria para se inscrever no Prouni, sendo que todos os dados podem ser enviados digitalmente – e a comprovação só acontece depois da convocação.

Inscrição Prouni – saiba como fazer pela internet

O Prouni é uma forma de entrar na faculdade com bolsas integrais (sem precisar pagar o curso) ou de forma parcial (onde se paga o curso com algum desconto – de até 50%). Descubra como fazer a inscrição no Prouni para concorrer as vagas.

O que é o Prouni

Essa é uma introdução muito breve para você entender o que é o Prouni antes de saber como fazer a inscrição do programa pela internet. O Prouni (Programa Universidade para Todos) tem o objetivo de dar acesso às universidades para todas as pessoas de baixa renda.

A regra é ter estudado em escola pública durante toda a vida. Dessa forma, o candidato pode concorrer a bolsas integrais ou parciais em várias universidades e para isso é preciso comprovar renda mínima de até 1,5 salário mínimo (integral) e 3 salário mínimos (parcial).

A partir disso, o candidato pode se inscrever no Prouni e a partir do seu cadastro no Enem vai ter a chance de concorrer as vagas abertas dentro do programa. O processo seletivo acontece por meio das notas do Enem assim como na verificação dos dados informados.

Como Fazer Inscrição no Prouni

O jeito mais simples e mais eficaz de fazer a inscrição no Prouni é através da internet, sendo que você pode fazer isso com a segurança e confiabilidade do MEC (Ministério da Cultura e da Educação).

Na plataforma do MEC, o candidato precisará inserir o número de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e também a senha que foi criada para acesso digital. É a partir desses dados que o candidato vai conseguir acessar o sistema.

– Para quem não lembra esses dados será necessário recuperar a senha.

Na página, o candidato terá direito a escolher 2 opções de cursos durante o ato da inscrição no programa, sendo que a 1ª opção sempre será considerada a mais importante. E a escolha dos cursos pode acontecer em instituições diferentes.

Não se esqueça de que a data para fazer a inscrição no Prouni é definida anualmente e, portanto, para se inscrever no programa é preciso acompanhar esse calendário. Já que em outros períodos, o sistema não estará disponível para essa finalidade.

Consulta da Inscrição no Prouni

O cadastro no Prouni não garante que o candidato vai conseguir ter os benefícios do programa, já que para isso é preciso acompanhar o resultado da inscrição e saber se você teve sucesso na escolha dos cursos, pontuação e participação no programa.

O resultado do Prouni é publicado no Portal do MEC, sendo que o candidato também tem a opção de encontrar notícias no telefone gratuito, através do 0800-616161. Algumas instituições também fornecem essas informações.

O resultado do Prouni é importante para que o candidato possa acompanhar o prazo da inscrição e da matrícula na universidade, sendo que todos os dados serão verificados antes da assinatura do termo de concessão.

Da redação