Descubra Como Fazer a Inscrição no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das provas mais conhecidas e mais disputadas hoje em dia no Brasil, sendo que se compara até mesmo com grandes concursos públicos. Por isso, muita gente busca informações sobre como fazer a inscrição no Enem.

A inscrição no Enem é o 1º passo para quem vai prestar a prova que é útil para vários fins, como para fazer a candidatura no Prouni, no Sisu, no Fies e em outros programas estudantis. Algumas universidades ainda aceitam o Enem como entrada para na faculdade.

Descubra Como Fazer a Inscrição no Enem

A dica é sempre ler o edital do Enem por completo já que lá estão listadas todas as datas de cada etapa: inscrição, provas, isenção, etc. E neste artigo vamos falar especificamente da inscrição do Enem, que é o 1º passo para participar do programa.

Documentos para Inscrição

As inscrições no Enem acontecem em prazos específicos, assim, os candidatos precisam se atentar a esse detalhe. E outra coisa importante na hora de se inscrever no Enem é ficar atento aos documentos exigidos.

Na hora que for acessar a página de cadastro no Enem tenha em mãos os seguintes documentos: o RG (ou outro documento de identidade pessoal com foto), o CPF, o código da escola e o endereço completo da sua residência.

Agora, como você vai conferir abaixo, considere que mesmo após o cadastro no site do Enem, você deve fazer o pagamento do boleto do Enem. Em caso contrário, o seu cadastro para participação das provas do ano não serão validadas.

Informações Online

O Cartão do Enem continua sendo enviado para os participantes, sendo que nele constam informações como o local de prova e o número de inscrição de cada participante. No entanto, ainda não se sabe se ele será emitido também nos próximos anos.

Isso porque o Inep está alternando as informações, sendo que tudo está também online, isto é, na página oficial do Enem, na internet. Assim, dá para consultar o número de inscrição do Enem e o local de prova também online.

Também é importante acessar as informações online porque no último ano o Enem alterou a forma das provas, sendo que elas aconteceram em 2 sábados seguidos, por exemplo. E tudo isso é importante de ser analisado antes mesmo de você se inscrever no Enem.

Inscrição no Enem

Hoje em dia a inscrição no Enem é feita de forma online, isto quer dizer que você não tem que preencher formulários manuais ou ir até os Correios levar os seus documentos que são exigidos para o cadastro do Enem.

Por isso, considere que você vai precisar ter um computador com acesso a internet e também é ideal que tenha os documentos pessoais em mãos para se inscrever no Enem de forma correta e evitar erros posteriormente.

E a partir disso você começa a fazer a sua inscrição no Enem informando seus dados. Depois, é preciso criar uma senha de acesso. E essa senha é muito importante porque será usada posteriormente até mesmo para o Sisu e o Prouni.

O candidato ainda passará por questões socioeconômicas e muitas outras até chegar ao pagamento da taxa de inscrição do Enem. O importante é ver que existem datas para cada passo, inclusive, para pagar o boleto do Enem.

Da redação