Ter independência financeira é só uma questão de sonho?

A pergunta de hoje é muito simples. Diga aí se você sabe a resposta: independência financeira é um sonho ou uma necessidade?

No mínimo, a pergunta é interessante, não é mesmo? Isso porque estamos acostumamos a ver pessoas ficarem milionárias em programas de TV, em loteria e até mesmo alguns sorteios.

Ter independência financeira é só uma questão de sonho?

Só que nunca paramos para pensar que dá para ficar rico e ter esse sonho realizado de outra forma: que não vai depender da sorte, e sim do nosso esforço.

Vamos falar sobre isso, o que acha? Acredite: dá sim para ter independência financeira e fazer o sonho se tornar realidade. Quer ver como? Acompanhe!

A questão da necessidade

Então, essa necessidade vem da questão da segurança familiar e de um dia não precisar mais trabalhar para se sustentar.

Antes, essa segurança vinha do INSS e da previdência social, mas hoje sabemos que é uma falsa ilusão. E, sim, não dá para se aposentar dependendo apenas do INSS.

Por isso mesmo é que tanto se fala em independência financeira, que nada mais é do que ter um bom dinheiro guardado para custear os últimos anos de vida.

A questão do sonho

O que a gente precisa entender é que para alcançar esse sonho maior vamos ter que alcançar outros menores também. E é aqui que muita gente peca, justamente porque não tem dedicação e nem paciência.

Por exemplo, estamos falando de um sonho distante, que é o de ter independência financeira para não precisar mais trabalhar.

Só que ninguém vai conseguir juntar R$ 1 milhão, exceto por sorte, de uma vez. Aí, precisamos pensar menor: fazer uma reserva de emergência é o primeiro passo.

E tudo isso, todo esse passo a passo vai ser importante porque você tem que pensar no hoje, amanhã e depois. Você precisa buscar sempre estar motivado para a realização dos seus sonhos.

Realizando todos os sonhos

Dessa forma é possível realizar todos os seus sonhos.

Primeiro, você monta a sua reserva e passar a ter mais tranquilidade para tomar as outras decisões. Depois, você realiza o sonho da casa própria, do carro, da viagem.

Isso tudo ao mesmo tempo que vai poupando para a sua independência financeira lá na frente.

Isso tudo tem que acontecer junto!

Sonhar é a sua verdadeira necessidade!

Por fim, o que você tem que notar é que quando você alcança a independência financeira ou realiza algum sonho, você tem que continuar a ter sonhos, que podem ser diferentes.

Esse é o segredo. Porque o sonho é motivador!

Por isso, você não é independente, você está dependente financeiramente de sonhos.

Além dos seus sonhos distantes, como da independência financeira, inclua os de curto e médio prazo também, como a casa própria, as viagens, a bicicleta, o que for.

Sonhar é o caminho todo que te leva à independência financeira. Lembre-se disto!