A importância do descanso – Dicas de como tirar um tempo para autocuidado

A importância do descanso é gigante para todas as pessoas, especialmente para as mães que, muitas vezes, acabam se desdobrando para cuidar dos filhos, da casa e de suas responsabilidades no trabalho.

Contudo, mesmo as mães sabendo que tem que descansar, é difícil imaginar como tirar um tempo de tantas responsabilidades. Neste cenário, um grande desafio muitas vezes é lidar com a culpa de ter que se desligar um pouco às vezes. Mas, não se sinta assim! Você também precisa se cuidar.

Por isso, a seguir vamos dar dicas de como tirar um tempo para o autocuidado e te mostrar que sim, você pode ter tempo para você mesma.

A importância do descanso - Dicas de como tirar um tempo para autocuidado
Foto: (reprodução/internet)

#1 Comunique sua família 

O primeiro passo para ter esse tempo para o seu autocuidado é informar a sua família sobre sua vontade. Muitas mães se sentem culpadas só de pensar que querem um tempo só para elas, pois pensam que estarão sendo negligentes com suas responsabilidades.

Por isso, elas nem mesmo falam com a sua família sobre a sua vontade de tempo um tempo de descanso. Portanto, o primeiro passo para superar esses pensamentos infundados é falar o que você quer com sua família.

Automaticamente, depois que comunicar seus familiares, eles já buscarão meios de cooperar para o seu tempo de descanso, pois eles têm ciência do quanto você se esforça todos os dias.

#2 Planeje com antecedência

Por ser uma pessoa cheia de responsabilidades, uma mãe dificilmente conseguirá tirar um bom tempo para descansar sem que tenha um planejamento antecipado. E, mesmo que você mereça que sua família tome uma atitude de planejar tudo por você e te dê este descanso, o melhor é que você aja por conta própria e planeje seus dias de tranquilidade.

Agir por conta própria, apesar de mais trabalhoso, é melhor que esperar pelos outros e acabar não tendo o que quer. Então, comece a pensar nos detalhes agora se possível, seja a parte financeira, juntando um dinheiro, ou pedindo para que sua família deixe sua agenda liberada em tal dia.

#3 Não deixe para depois

Quem sabe você, sabendo da importância do descanso, esteja pensando nele há anos. Entretanto, sempre deixa para depois, porque sempre há coisas importantes acontecendo ou no seu trabalho ou na sua família.

Este é um erro gravíssimo, já que irão passar décadas e você não terá o seu descanso. Então, mesmo que haja outras coisas relevantes acontecendo, não trate seu tempo de descanso como se fosse a última coisa na sua lista de afazeres.

Assim que surgir uma oportunidade, saia para descansar e pensar em você mesma. Isso não é egoísmo, mas totalmente necessário para que você conserve a sua saúde mental e física. Não adianta de nada estar a 120 Km/h, mas sempre estressada e irritada. Com um bom descanso, você poderá voltar aos seus afazeres com muito mais energia e paciência do que antes.

#4 Encontre outras mães com a mesma mentalidade

Mesmo sendo bom descansar de qualquer maneira, descansar com outras mães, levando amigas junto de você, pode também ser uma experiência muito legal e divertida. Sair com amigas não é algo que mães não possam fazer, mas algo muito bom para se fazer com responsabilidade, é claro.

A importância do descanso - Dicas de como tirar um tempo para autocuidado
Foto: (reprodução/internet)

Então, planeje-se com outras mães para vocês tirarem um ou mais dias para sair, conhecer lugares e fazer algo que gostem. Desse modo, você pode até mesmo reviver seus tempos de escola ou faculdade. 

#5 Anote as coisas que você quer fazer

Pode parecer bobo, mas acabamos perdendo a chance de nos divertir porque simplesmente esquecemos que queremos fazer determinadas coisas. Deixar algo assim esquecido na mente é totalmente normal, principalmente quando se tem muitas responsabilidades em mente.

Pense você agora nas coisas que tem vontade de fazer e vai ver que vai demorar um pouco até que se lembre de tudo que um dia sonhou em realizar. Então, separe uma caderneta e deixe tudo anotado lá. Fazendo isso, quando a oportunidade surgir você não vai perdê-la por um lapso de memória! 

As oportunidades são muito raras para se dispensar, então, não despreze, de forma alguma, a importância do descanso.

#6 Mesmo sem dinheiro, saiba aproveitar seu tempo

Muitas mães pensam que para se divertir tem que ter uma boa poupança guardada. Porém, se você olhar com cuidado, poderá se divertir com pequenas coisas, como, por exemplo, assistir um filme com sua família.

Aproveite esses pequenos momentos, pois, muitas vezes, eles podem ser mais importantes do que um outro passatempo que custaria caro.